Gil do Vigor já ganhou mais com seu trabalho do que o prêmio do BBB
Não dá mais para ouvir "Brasiiiiil" e não imaginar a voz do Gil do Vigor. O economista de 32 anos, que ganhou o coração dos brasileiros no Big Brother Brasil 2021, diz que o reality deu mais visibilidade para crescer profissional e pessoalmente. Hoje, ele concilia a carreira de influencer com o doutorado em economia no exterior. Em entrevista para o UOL, ele contou sobre seus investimentos, o que fez com o prêmio do programa e o que pretende conquistar no futuro.
Voz da educação financeira
Nas redes sociais, Gil ensina economia para 14 milhões de seguidores. Entre as publicações, estão dicas de como manter as finanças em dia sem ficar no vermelho no final do mês, investir com o que cabe no orçamento e ter uma reserva de emergência. Para ele, a educação financeira é uma forma de retribuir o carinho e amor que recebe de fãs.
Influência veio da mãe, que o ensinou a lidar com o dinheiro e como definir o que é prioridade. Durante a sua infância em Pernambuco, começou a ter responsabilidades como fazer as compras na feira e no mercado, por exemplo.
Cursar economia foi fundamental para entender melhor o cenário em que vive. Foi através da profissão de economista que se aprofundou mais sobre as questões financeiras e entendeu melhor a realidade do país.
Meu maior acerto foi continuar investindo na educação. Quanto mais eu me especializo, mais eu tenho conhecimento em como administrar minha vida financeira. Hoje, eu tenho condições totalmente diferentes das que cresci.
Gil do Vigor, economista e comunicador
Sucesso financeiro após o BBB
Participar do reality da Globo abriu muitas portas, disse ele. O BBB proporcionou fama, oportunidades comerciais e, por consequência, mais retorno financeiro. Mas Gil garante que segue sendo pé no chão quando o assunto é dinheiro.
Ele diz que usa o seu conhecimento para investir. Diz que o planejamento a longo prazo é cumprido à risca, e que mantém o foco nas prioridades do que quer alcançar.
Suas metas financeiras são ter a casa própria e dar uma vida melhor para a sua mãe. Quer também viajar o mundo e comprar um carro. Isso sem deixar de lado a carreira acadêmica, que também enxerga como um investimento e não um gasto.
O BBB foi uma oportunidade que mudou minha vida e me proporcionou colocar em prática meus conhecimentos adquiridos na graduação com uma condição financeira mais favorável.
Gil do Vigor, economista e comunicador
Como Gil gasta o dinheiro
Depois de sair do programa, continuou trabalhando, diz ele. O economista diz que, por conta da profissão, teve mais facilidade para se planejar financeiramente e se manter cuidadoso com o dinheiro. "Continuo trabalhando muito até hoje e investindo o que ganho", afirma.
Gil diz que, apesar de não ter vencido, todo o seu trabalho já rendeu um valor maior que o do prêmio do BBB. Há dois anos, revelou que já tinha conquistado mais de R$ 15 milhões aos 30 anos.
Seu perfil de investidor é conservador. Investimentos são em renda fixa, como em CDB (Certificado de Depósito Bancário) e títulos do Tesouro Direto. Também conta com uma assessoria financeira especializada. Ele diz que se mantém a par dos seus investimentos.
Cometer erros faz parte e é o que faz aprender mais, de acordo com Gil. Hoje, se considera muito mais cauteloso com o dinheiro e que sabe que falhas podem ser desastrosas. Mas não cita quais foram esses equívocos, e prefere ensinar a evitá-los.
Newsletter
MÍDIA E MARKETING
Grandes cases de marketing, entrevistas e notícias sobre mídia e comunicação. Toda sexta.
Quero receberPrefiro dar exemplos de como evitar esses erros, investir de forma segura, pensar muito bem em suas prioridades, não cometer excessos e sempre se planejar a longo prazo.
Gil do Vigor, economista e comunicador
Queridinho das publicidades
As publicidades têm sido sua principal fonte de renda. Gil fala que é criterioso na hora de aceitar as propostas.
Parceria com grandes marcas ajudou a ampliar a sua voz e imagem. Mercado Livre, Seara e Chevrolet são algumas com as quais já trabalhou. A vantagem da boa remuneração se uniu com a chance de ocupar espaços expressivos, o que vale a pena, diz o economista.
Participou da conferência organizada pela comunidade brasileira de estudantes nos Estados Unidos. A Brazil Conference at Harvard & MIT teve também outras personalidades como Ivete Sangalo e Margareth Menezes. "Recentemente, eu fui um palestrante em Harvard, isso pra mim é algo que não tem preço. É muito gratificante ver que minha dedicação vem gerando frutos", declara.
Próximos passos da carreira
Estudar nos Estados Unidos é corrido, mas é a realização de um sonho. Irá também participar do Enem, para incentivar que mais brasileiros participem da avaliação como porta de entrada para a faculdade.
Não sonha mais em ser presidente do Banco Central. Se tivesse oportunidade, gostaria muito e daria o seu melhor, afirma. Mas no momento, está com outros objetivos, como o quadro sobre finanças pessoais que tem no programa "Mais Você", apresentado pela Ana Maria Braga na Globo.
Sobre a vida pessoal, sempre procuro reservar um tempinho para cuidar de mim mesmo, isso também é muito importante.
Deixe seu comentário