Topo

Apresentação de Alaíde Costa no Carnegie Hall ganha prêmio máximo em Cannes

Johnnie Walker, marca de uísque da Diageo, levou Alaíde Costa para cantar no Carnegie Hall, em Nova York Imagem: Divulgação

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

18/06/2024 15h16

Considerada uma espécie de 'reparação histórica', a apresentação de Alaíde Costa no Carnegie Hall, em Nova York, no ano passado, foi premiada nesta terça-feira (18) como uma das grandes ideias do segundo dia do Cannes Lions, considerado o festival de criatividade mais importante do mundo.

O que aconteceu

Em outubro de 2023, a cantora Alaíde Costa fez uma apresentação especial no show 'A Grande Noite - Bossa Nova', realizado em Nova York (EUA). O espetáculo serviu como comemoração aos 60 anos do concerto de bossa nova que apresentou o gênero brasileiro ao mundo em 1962.

A participação de Alaíde no show foi vista como uma espécie de 'reparação histórica'. A cantora, que sempre esteve perto da bossa nova desde sua criação, não foi convidada para se apresentar no show de 6 décadas atrás.

O convite para se apresentar no show foi feito pela Johnnie Walker, marca de uísque da Diageo. Chamada de 'Errata at 88', a ação foi criada pela agência AlmapBBDO.

A iniciativa levou o Grand Prix (prêmio máximo) da categoria Entertainment Lions for Music do Cannes Lions:

A categoria deu outros 3 prêmios ao Brasil. Foram 1 Prata para uma campanha de Mercado Livre e 2 Bronzes, para o comercial da Volkswagen com Maria Rita e para Hutukara, enredo da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro que homenageou o povo Yanomami no Carnaval 2024.

O enredo do Salgueiro ainda ficou com outros 2 troféus de Bronze, nas categorias Industry Craft e Entertainment. O desfile trouxe à tona o debate sobre a situação do garimpo ilegal e da cultura Yanomami no Brasil e teve, em sua criação, a colaboração da agência DM9.

Segundo dia de prêmios

O segundo dia de premiação do festival rendeu um total de 19 leões (como são chamados os troféus) para o Brasil. Além do Grand Prix, o país ficou com 3 Ouros, 4 Pratas e 11 Bronzes nas 8 categorias que foram anunciadas hoje.

Confira os prêmios brasileiros em cada categoria que foram anunciados no 2º dia do festival - o Brasil ficou sem prêmios em Digital Craft (entre parênteses, o anunciante/marca e a agência criadora da campanha:

  • Design Lions: 1 Ouro (Bradesco Seguros/AlmapBBDO), 1 Prata (Desierto Vestido/Artplan) e 1 Bronze (Dasa/DM9)
  • Film Craft Lions: 1 Ouro e 1 Bronze (os dois para Moderna/The Youth)
  • Industry Craft Lions: 1 Ouro (Coca-Cola/VML) e 2 Bronzes (Bradesco Seguros/AlmapBBDO e Yanomami e Salgueiro/DM9)
  • Entertainment Lions: 2 Bronzes (VW/AlmapBBDO e Yanomami e Salgueiro/DM9)
  • Entertainment Lions for Gaming: 1 Prata e 1 Bronze (ambos para Heineken/Le Pub)
  • Entertainment Lions for Music: 1 GP (Diageo/AlmapBBDO), 1 Prata (Mercado Livre/Gut) e 2 Bronzes (VW/AlmapBBDO e Yanomami e Salgueiro/DM9))
  • Entertainment Lions for Sport: 1 Prata (iFood/DM9) e 2 Bronzes (Gatorade/Isla e Itaú/Galeria)

Além disso, o Brasil ainda teve mais uma empresa premiada com destaque. A produtora Colossal, de Curitiba, aparece na ficha técnica do Grand Prix de Digital Craft, na campanha 'Spreadbeats', criada pela agência FCB NY para o Spotify.

Com os prêmios de hoje, o Brasil já soma 37 leões no festival. Até o momento, a organização já anunciou os vencedores em 13 categorias, em que foram entregues 348 troféus.

Mais de R$ 10 milhões apenas em inscrições

O Cannes Lions vai até sexta-feira (21). Até lá, serão anunciados os vencedores em mais 27 categorias. As empresas brasileiras inscreveram mais de 2 mil ações de marketing no festival, em um investimento que ultrapassa os R$ 10 milhões.

No ano passado, agências e empresas brasileiras ficaram com 92 Leões, sendo o Titanium Lions (para W+K SP/Africa Creative), 2 Grand Prix (para AlmapBBDO e AKQA), além de 11 Ouros, 28 Pratas e 50 Bronzes. Mesmo com o bom desempenho, o Brasil ficou longe do seu recorde de 115 troféus, conquistados em 2013.

Uma das grandes novidades deste ano foi a criação da categoria 'Luxury & Lifestyle', que premiará a comunicação voltada para bens e experiências de luxo. Além disso, a organização incluiu um campo obrigatório do uso de inteligência artificial (IA) nas inscrições dos trabalhos: os concorrentes deverão ter informado se usaram ferramentas de IA na coleta de informações, concepção ou produção.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Apresentação de Alaíde Costa no Carnegie Hall ganha prêmio máximo em Cannes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Mídia e Marketing