Por que o TikTok está sorteando carros no Natal?
Se tem uma coisa que está na moda de verdade no mundo do marketing são as collabs. Veja a Globo e SBT fazendo transmissão simultânea (e tem marca sugerindo que tenha mais). Mas o TikTok também tem uma collab para chamar de sua e você só vai saber do que se trata se continuar comigo aqui nesta coluna que já é um sucesso de público e crítica. E hoje ainda faço uma revelação: o que as pessoas compram junto com o Ozempic? Ah!!! E tem a pegadinha do dólar na Nomad.
O bom e velho sorteio de Natal
O TikTok está igual shopping no Natal: sorteando carros. TikTok, uma rede mega tecnológica, fazendo promo de Natal igual o velho shopping center é meio difícil de acreditar, mas juro que é verdade esse bilhete. Eles querem com isso conseguir novos usuários? Sim, também. Mas aqui vem o plot twist. O sorteio é uma collab de chineses. (Rá, por essa você não esperava) E foi a BYD que se deu bem nessa história. Gastando a bagatela de 3 carros da sua marca (que já estão nos pátios abarrotados da montadora chinesa aqui no Brasil), a empresa conseguiu em uma semana mais de 1 milhão de seguidores na sua conta do TikTok.
Vou repetir de outro jeito para ficar mais fácil de entender. A BYD gastou 3 carros (que, para ela, é dinheiro de biiju - tipo a pinga deles) para fazer uma campanha de marketing que lhe rendeu 1,2 milhão de seguidores na sua conta oficial do TikTok, que tinha 40 mil antes do começo da promoção. Collab de chineses, lembra?
A promoção começou no dia 9 de dezembro e o usuário que quiser concorrer ao sorteio precisa realizar uma série de tarefas para ganhar números e assim concorrer (o ícone para o prêmio fica no topo da tela do perfil de todos os usuários). Uma das tarefas para ganhar cupons para o sorteio é seguir a BYD. Outra é chamar amigos adormecidos no TikTok, ou chamar quem não está no TikTok. Outra é assistir a trocentas horas de vídeos no TikTok. Mas o principal é que para concorrer, a pessoa precisa botar o nome, e-maile número de telefone. Pensa um milhão de cadastros em uma semana para uma montadora? O povo do marketing já entendeu o rolê.
A moça do avião
Esses números só não parecem melhores porque está aí a Jennifer Castro, a moça do avião, que ganhou 2,3 milhões de seguidores só porque não quis sair da janelinha. Por falar em Jennifer, encontrei o Bernardo Leão no TikTok Awards e não é que me esqueci de perguntar sobre essa publi com a moça do avião? Ai, Bernardo, me liga para contar.
E o Bernardo Leão
O Bernardo Leão é o diretor de marketing da Magazine Luiza, a primeira empresa a pegar a Jennifer para fazer uma publi. Eu esqueci de perguntar porque o Bernardo estava todo felizão com o prêmio de anunciante do ano do TikTok. Sim, o TikTok fez um festão de arromba num espaço gigante do Anhembi para premiar seus anunciantes e seus principais criadores.
No discurso para receber o prêmio, Bernardo ensinou: "a gente não faz anúncio, a gente faz TikTok". Aprende aí, se quiser usar a rede para vender.
Uma das coisas mais legais da Magazine Luiza no TikTok neste ano foi ser a primeira empresa a usar uma ferramenta nova do TikTok mundial que permite que o povo que vende no marketplace da Magalu faça anúncios dos produtos no próprio perfil da Magalu (e viram creators remunerados). Não deixa de ser uma collab.
A collab da Globo e SBT
Ninguém ficou com dúvidas de que a transmissão simultânea da Globo e do SBT para homenagear Silvio Santos foi um movimento de união contra streamings. Até porque se falou isso ao vivo. Mas já tem publicitário sugerindo que a Globo desça de uma vez do salto e abrace logo a tendência das collabs (que são usadas a rodo pelas marcas. Até a TixaNews fez uma collab com o UOL, já viu?). Nessa era de audiência fragmentada, com as transmissões simultâneas a TV poderia voltar a entregar mais de 50% de alcance num único tiro.
Cuidado com o TikTok
As emissoras de TV aberta ficam aí preocupadas com streaming e YouTube, mas o TikTok, como quem não quer nada, já tem quase 4% da audiência nas TVs de tela grande, segundo dados da Kantar Ibope. Lá no TikTok Awards falei com a diretora geral da plataforma para a América Latina, Gabriela Comazzetto, e ela deixou claro: TikTok é entretenimento e querem estar em todas as telas.
Segura as doletas
Outro dia a Nomad lançou um novo produto financeiro que oferece proteção contra a variação do dólar (que no mercado de gente grande é conhecido como hedge). É um produto para o brasileiro comum que planeja uma viagem para daqui um ano. Mas a melhor parte da história é que na peça publicitária (com direito a Márcia Sensitiva) aparecia um dólar a R$ 5,10. Que saudades desse tempo.
No dia do lançamento, que foi há umas duas semanas, a gente já tinha visto o dólar chegar a R$ 6 e a Thais Nicolau, que é a chefona do marketing da empresa, ainda disse que eles iriam atualizar a peça publicitária. E eu fiquei achando que era um momento ruim de lançar o produto. Ontem o dólar chegou R$ 6,26. Se segura.
Eu mereço
Agora chegou o momento da revelação. O produto que as pessoas mais botam na cesta quando compram Ozempic é: um picolé da Kibon. Ah, não pode ser. Eu às vezes esqueço que farmácia vende de tudo. O chefão do marketing da rede de farmácias Pague Menos, Renato Camargo, me contou que tem uma rede no sul que vende até pneu nas lojas. (Não, na Pague Menos não tem pneu, ele me garantiu).
As farmácias hoje vendem quase de um tudo, mas para venderem de verdade (e não ficar administrando estoque desnecessário), precisam ficar fazendo pesquisas e mais pesquisas para entender como é que o cliente se comporta dentro da farmácia.
No caso do Ozempic, por exemplo, o Renato reparou nesse detalhe pitoresco do picolé da Kibon como um momento de indulgência. É aquela coisa, já estou comprando Ozempic, então estou perdoado se tomar um sorvetinho. Mas o que os atendentes da Pague Menos são mesmo instruídos a fazer é oferecer cosméticos com colágeno. Porque já viu, né? O Ozempic derruba tudo.
Eu mereço mesmo
Me deu até vontade de um sorvete. Acho que vou ali na farmácia comprar um. Só o sorvete mesmo. E ainda pensando se volto aqui para falar com vocês na semana que vem ou deixo já para 2025. Vocês vão estar por aqui? Se estiverem, já pensei numa coluna muito massa.
Josette Goulart é a fundadora da TixaNews, onde a política e a economia ganham uma dose de humor e leveza. Com 25 anos de jornalismo, ela já brilhou em grandes redações como Valor Econômico, Gazeta Mercantil, Estadão, Folha de S.Paulo, revista piauí, Veja e Brazil Journal. Agora no UOL, vai escrever sobre marketing, misturando negócios (ela está construindo sua própria marca) com o toque sarcástico da Tixa.
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