Corretora faz sucesso com imóveis 'para herdeiros' e faturamento cresce

A corretora de imóveis Tamara Stief ganhou destaque nas redes sociais pelos seus vídeos que anunciam os imóveis que têm disponível para venda, a maioria deles de alto padrão em bairros nobres de São Paulo, como Itaim e Pinheiros. Com jeito despojado, Stief começou um negócio próprio no começo de 2023, já tem quase 200 mil seguidores e o faturamento da empresa cresce a cada mês, conta em entrevista ao UOL.

Empresa bem-sucedida

Stief é dona da Mara Imóveis. A corretora tem 15 anos de experiência na área e, depois de se tornar mãe, saiu do emprego em que estava e começou a trabalhar por conta própria. Mas o começo foi difícil: por três anos, vendia imóveis por indicação de amigos ou clientes e conseguia fechar, em média, cinco negócios por ano — o que é um número considerado baixo por ela. Ela não abre quantos vende hoje por ano.

Nesta época, pagava suas contas básicas, mas dependia mais do salário do marido, Fábio. Ela conta que estava cansada de depender e que, no final de 2022, decidiu que iria "sair da inércia" e encontrar um novo rumo para a carreira. No início, queria se recolocar em alguma imobiliária, mas afirma que não conseguiu nenhuma oportunidade nas empresas que procurou.

No começo de 2023, decidiu postar um vídeo no Instagram oferecendo um imóvel. A repercussão foi maior do que ela imaginava e ela viu um potencial negócio próprio — o que fez Fábio deixar o emprego em uma multinacional para trabalhar com Tamara. A maior dificuldade era a vergonha de aparecer nos vídeos. Com o tempo, foi deixando a seriedade de lado e mostrando cada vez mais sua personalidade, que foi a responsável por cativar o público, em sua visão.

Imóveis para herdeiros

Ela não gosta da nomenclatura de "imóveis de luxo". "A gente trabalha pra todos os perfis, porque a gente quer é mostrar que tem coisa boa pra todo mundo. Eu nem gosto de falar em mercado de luxo, porque eu nem acho que é mercado de luxo, sabe? Eu nem gosto das coisas de luxo, eu gosto das coisas mais reais, arquitetura com mais cara de casa. Eu não gosto dessa nomenclatura, acho que nem quem tem dinheiro nem gosta de falar isso, que é luxo, porque as pessoas que tem dinheiro, elas gostam de ser simples", afirma Steif.

Fui me soltando assim e percebendo que as pessoas iam se identificando com o meu jeito, comigo, com o meu gosto. Cada vez mais eu fui sendo mais eu e agora sem filtro.
Tamara Stief, corretora

Em um dos vídeos, anuncia um imóvel "perfeito para herdeiros". Um apartamento localizado no Jardins, de 300 metros quadrados. No começo de vários vídeos, chama os expectadores de "maras", em referência ao seu nome (Tamara).

Continua após a publicidade

Caminho do sucesso

A autenticidade é o que justifica o sucesso, para Stief. A corretora afirma que sua transparência na hora de anunciar os imóveis é um dos pontos de destaque. As dicas sobre o que deve ser observado na hora de comprar um espaço também cativaram o público.

É um mercado que é cheio de armadilha, que as pessoas tentam o máximo tirar o sangue do comprador. Tentei sempre me colocar no lugar da pessoa, e acho que foi bem que isso, as pessoas sentiram a verdade, a minha transparência e o amor.
Tamara Stief, corretora

Hoje ela vende um estilo de vida, não só imóveis. Segundo a corretora, a empresa busca entender a realidade do comprador para saber se determinado local é o que funciona melhor (ou não) para a família.

A Mara Imóveis recebe entre 40 e 50 novos imóveis por semana para o catálogo. Há propriedades de R$ 390 mil a mais de R$ 20 milhões. São publicados dois vídeos por semana no Instagram.

Hoje Stief afirma que tem poucos haters nas redes sociais. Ela tem opiniões fortes sobre o segmento de corretagem. Critica o plano diretor, é contra a demolição de casinhas de bairro para serem substituídas por prédios e defende que os novos prédios deveriam ser construídos dando mais estrutura para as cidades, com investimento em troca de esgoto da rua.

Continua após a publicidade

Rotina dedicada ao trabalho

A corretora nasceu em Campo Grande (MS). Veio para São Paulo com 18 anos e, desde então, ficou na cidade. Filha de mãe dentista e pai veterinário, Stief diz que veio de uma família em que "todo mundo faz seu corre" desde cedo. Ela começou a trabalhar aos 14 anos com vendedora de uma loja de shopping, porque diz que sempre gostou de coisas caras e que precisava trabalhar para bancar suas futilidades.

A corretora diz ter se apaixonado por São Paulo. "Como eu era de cidade pequena, lá todo mundo conhecia a minha família. Aqui o que me encantava era o anonimato, poder ser eu, falar o que eu quiser, viver a minha vida, sem ninguém falar dela", diz.

Hoje o foco da corretora é o trabalho. A rotina tem poucos momentos de lazer, porque a empresária afirma que está em um momento que precisa dar o máximo de si à empresa. "Vivo muito bem, moro numa casa incrível. Saio bem pouco, porque realmente estou focada [na empresa], estou aproveitando esse momento", afirma Stief.

Ela é mãe de uma menina de quatro anos e gosta de malhar. A agenda de trabalho de Stief é bem definida: os dias da semana são divididos por tarefas. Às segundas, por exemplo, são dias de reuniões, enquanto às quintas são gravados os conteúdos publicados nas redes sociais.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.