BC diz que sistemas e PIX operam normal após apagão; Bradesco relata falhas

A falha cibernética global causada por uma atualização de software da Microsoft não atingiu as operações bancárias no Brasil, garante o BC (Banco Central), em nota enviada na manhã desta sexta-feira (19). O Bradesco, no entanto, relata que as operações enfrentam problemas.

O que aconteceu

Apagão suspendeu voos, tirou emissoras de TV do ar e afetou o sistema bancário. A pane cibernética generalizada ocorreu devido à uma atualização do provedor de cibersegurança CrowdStrike, que atende o sistema operacional Windows, da Microsoft.

No Brasil, o BC nega impacto nas operações. "Os sistemas do Banco Central estão funcionando normalmente", relatou a assessoria de imprensa da autoridade monetária, em nota. O texto, no entanto, não indica se houve falhas durante a madrugada.

Microsoft diz que os falha cibernética foi resolvida. De acordo com a gigante do ramo de tecnologia, o problema nos sistemas já foi solucionado. Ainda assim, a empresa admite que o impacto residual dos problemas "continua afetando aplicativos e serviços do Office 365".

Bradesco relata instabilidade em suas plataformas. Mesmo sem o BC admitir impacto nas operações, o banco relatou que suas plataformas digitais foram atingidas pelo apagão global. Segundo a instituição, apresentam falhas o aplicativo do banco e o Internet Banking do Bradesco. Também estão indisponíveis serviços do banco digital Next.

Em virtude de um apagão cibernético global que afeta várias empresas no mundo, os sistemas dos canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade nesta manhã. Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente.
Bradesco, em nota

Outras instituições bancárias negam impacto nas operações. "O Itaú Unibanco informa que os serviços do banco seguem funcionando para seus clientes, que podem realizar operações financeiras normalmente", afirma, em nota. "O Banco do Brasil informa que seus canais de atendimento funcionam normalmente", diz a instituição, em comunicado. A posição de normalidade também é partilhada pelo Santander.

Nubank relata falha pontual e garante o funcionamento dos serviços. "O único impacto identificado até o momento está na operação dos canais de atendimento ao cliente, levando a um tempo maior do que o habitual nas interações", diz, em nota.

Deixe seu comentário

Só para assinantes