RJ recebe evento paralelo do G20: 'Brasil é líder em regulação financeira'
O Brasil é líder entre os reguladores financeiros mundiais pela inovação e adoção de novos modelos tecnológicos. É o que diz Marco Araújo, sócio da consultoria britânica Potion. A empresa é a organizadora do Finance of Tomorrow, evento internacional sobre regulamentação financeira na América Latina e Caribe que será realizado no Rio de Janeiro e que faz parte do calendário paralelo do G20. A programação começa nesta segunda (12) e vai até quarta-feira (14).
Evento internacional
O Banco Central brasileiro é elogiado por agentes do mercado de regulação. Marco Araújo, sócio da Potion e ex-chefe das áreas jurídica e de políticas públicas de Nubank, HSBC e Santander, afirma que participou de diversas discussões em eventos regulatórios no Reino Unido e que há um consenso de que o Banco Central brasileiro é líder entre os reguladores mundiais.
Eu ouvi um comentário uníssono entre os participantes (palestrantes, reguladores, investidores e academia): o Banco Central brasileiro é um líder entre os reguladores mundiais, em termos de inovação e adoção de novos modelos tecnológicos. O BC conseguiu, com muito sucesso, estabelecer um diálogo aberto com o meio empresarial e a comunidade para realmente buscar trazer algo concreto que beneficie a sociedade como um todo e não um segmento específico.
Marco Araújo, sócio da Potion
O evento conta com a parceria do Banco Central e da InvestRio, da prefeitura do Rio de Janeiro. Segundo Bianca Lopes, sócia da Potion, o Brasil é avançado no mercado de regulação financeira e as decisões dos reguladores impactam diretamente na vida dos consumidores.
A tokenização, por exemplo, é o começo do empoderamento, de uma mudança financeira do ecossistema, de usar toda tecnologia para uma verdadeira inclusão financeira no Brasil. Esse é o verdadeiro impacto.
Bianca Lopes, sócia da Potion
Programação
Serão mais de 20 sessões e painéis. Alguns dos temas discutidos serão inclusão financeira, tokenização, mercados de carbono, inteligência artificial e investimentos para impactos em mudanças climáticas. O evento será realizado no Museu do Amanhã e no Maravalley, ambos no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro (RJ).
O primeiro dia começa com uma sessão que fala sobre os desafios do mercado na América Latina e Caribe. O painel terá a participação do presidente da CVM, João Pedro Nascimento. A programação será encerrada com uma homenagem ao Plano Real, que completa 30 anos. O painel contará com a presença dos economistas Pedro Malan e Gustavo Franco, ex-presidentes do Banco Central e personagens centrais do Plano Real.
No segundo dia, o destaque é a participação de Gabriel Galípolo, diretor de política monetária do Banco Central. Galípolo participará de uma sessão especial ao lado de Sheldon Mills, diretor executivo, consumidores e concorrência da FAC ( Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido) para falar sobre inovação, competição, estabilidade prudencial e proteção ao cliente.
No último dia haverá discussões sobre open banking, apostas, mercado de carbono e outros temas.