Onda de calor e mais dinheiro no bolso impulsionam setor de beleza em 1 ano

O setor de beleza e cuidados pessoais no Brasil cresceu acima do que o restante do mundo devido ao calor e a melhora do poder de consumo dos brasileiros. Dados da Euromonitor mostram que a indústria cresceu 12,7% de 2022 para 2023, frente a 9,3%, resultado no restante do mundo.

O que aconteceu

As ondas de calor registradas em 2023 ditaram a tendência de consumo dos brasileiros. Mariana Teixeira, consultora de pesquisa da Euromonitor, afirma que as pessoas compraram mais itens de higiene pessoal, como sabonetes em barra e desodorantes, e investiram nos body splash, que são colônias com perfumes mais leves e "frescas".

Quando a gente fala de calor, essa parte de higiene pessoal cresceu muito em 2023. Uma coisa que a gente não via acontecendo nos anos anteriores, que eram bem puxados pela indústria de beleza.
Mariana Teixeira, consultora de pesquisa da Euromonitor

Houve um boom na venda de sabonetes em barra. Outros itens de destaque foram os kits de cabelo, com shampoo e condicionador, desodorantes e body splash, que Mariana considera o movimento menos óbvio impulsionado pelo calor.

Vimos um efeito de substituição entre perfumes e body splash, em partes, motivada pelo calor. O body splash acaba sendo uma aquisição mais fresca, uma coisa que não pesa no cheiro do ambiente durante o dia.
Mariana Teixeira, consultora de pesquisa da Euromonitor

Com este movimento de consumo, a indústria passou a lançar mais opções de body splash. Apesar de o calor ter motivado o aumento nas vendas de higiene pessoal, também houve um crescimento de duplo dígito nas categorias fragrâncias e skincare, que entram no grupo de beleza. A categoria de fragrâncias é a principal no Brasil e é o segundo maior mercado do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Mais dinheiro, mais mimos

Apesar na melhora em outras categorias, o carro chefe de vendas no Brasil são os perfumes. A história por trás das vendas de 2023 tem a ver com aumento do poder de consumo dos brasileiros. Com a melhora no nível de emprego e diminuição da inflação, as pessoas voltaram a consumir mais perfumes massivos.

O setor de beleza e cuidados pessoais está ligado às indulgências. Elas são aqueles "mimos" que muitas vezes as pessoas consideram que podem se presentear - seja porque tiveram um dia difícil ou porque conquistaram algo que queriam muito.

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Você não tem dinheiro para comprar algo grande, mas você não vai deixar de se cuidar. Você vai gastar com aquilo que vai te deixar feliz.
Ana Paula Tozzi, CEO da AGR Consultores

A massa salarial também já está no patamar superior de 2019. Alberto Serrentino, fundador da consultoria Varese Retail, afirma que apesar de os juros altos terem influenciado alguns mercados negativamente, o setor de beleza e cosméticos enfrenta menos crises.

A pandemia fez as pessoas aumentarem o consumo de produtos de beleza. Serrentino afirma que o hábito foi mantido mesmo passado o isolamento social.

Existe um fenômeno brasileiro que é que o consumo de cosméticos e produtos de beleza e de cuidados pessoais no Brasil é desproporcional à população e à renda. Quando você vê os números da Euromonitor, você vê que o Brasil ranqueia sempre entre os principais mercados em todas as categorias, mesmo não tendo a maior redução e não tendo a maior renda.
Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail

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