Natura lança linha de cabelo com preço mais baixo para ampliar público
A Natura está lançando uma linha de cabelos da marca Tododia para atrair novos públicos. A empresa aposta em xampus, condicionadores e máscaras com preços mais baixos para atingir públicos de todas as classes sociais. O anúncio foi feito com exclusividade ao UOL e estará disponível ao público nos próximos dias.
Estratégia do negócio
O Brasil é o terceiro maior mercado de cuidados para o cabelo. Perde apenas para os Estados Unidos e para a China, de acordo com dados da Euromonitor. Uma pesquisa da consultoria sobre o setor de beleza e cuidados pessoais mostra que o consumidor está cada vez mais preocupado com a relação custo-benefício oferecida pelos produtos e que tem buscado estratégias criativas para fazer o dinheiro render mais.
A Natura está investindo no segmento de cabelos justamente pelo tamanho da categoria no Brasil. O vice-presidente de Negócios da companhia, Agenor Leão, afirma que o foco é entrar nos lares que já consomem os outros produtos da linha Tododia e novos públicos que gostam da marca, mas não compram produtos de cabelo. A novidade posiciona a Natura como concorrente do segmento massivo, que atinge públicos de todas as classes sociais.
Esse lançamento de Tododia entra em um segmento mais massivo. Estamos falando de metade da categoria de cabelos nesses segmentos. Entramos forte, com uma marca que é muito forte. Tododia está presente em 40% dos lares do Brasil.
Agenor Leão, vice-presidente de negócios da Natura
São três linhas: hidratação, nutrição e reparação. A linha de hidratação tem cheiro de maçã verde, a de nutrição, de pêssego, e a reparação, de flor de cereja. Serão lançados xampu, condicionador, spray hidratante ou creme de pentear em cada uma das linhas. Também serão lançadas máscaras concentradas, em cerca de um mês. Os produtos serão vendidos pelas consultoras de beleza, nas lojas físicas e no site da Natura.
As expectativas são altas. A empresa não abre qual o faturamento esperado com os produtos. Denise Coutinho, diretora de Marketing, afirma que o pré-lançamento da linha com as consultoras surpreendeu a Natura.
Ambicionamos entrar nas casas que já consomem Tododia, que são quatro em cada 10 lares brasileiros e, ao mesmo tempo, conquistar aqueles que consomem Natura, que gostam da marca, e não estavam consumindo produtos de cabelo.
Denise Coutinho, diretora de marketing da Natura
Hoje a Natura tem a linha Lumina para cabelos. Os produtos são voltados para tratamentos e possuem um custo mais alto e focados em um público nichado. Leão diz que o tíquete médio dos produtos de Tododia será de R$ 32.
Tododia amplia nosso público. É um produto mais massivo, mais competitivo de preço, então ele vai atingir a parte da pirâmide que com Lumina estamos mais restritos, que é uma parte do segmento que está mais interessado nessa categoria [de tratamento].
Agenor Leão, vice-presidente de negócios da Natura
O setor de produtos para cabelo é concorrido no Brasil. A empresa afirma que aposta na força da marca Tododia para conseguir ganhar espaço no banheiro das brasileiras.
Outros segmentos
Há um hidratante corporal concentrado. A novidade foi lançada no começo do ano, mas a empresa começou a investir mais em publicidade no último mês.
Resultado está duas vezes maior do que o esperado. O consumidor, ao fazer a primeira compra, recebe um frasco de hidratante vazio e um mini frasco com o produto concentrado. Ao juntar o conteúdo com água, o consumidor tem o hidratante completo e, das próximas vezes, precisa comprar apenas o mini frasco. A ideia é baratear o custo e promover mais sustentabilidade, economizando as embalagens do produto.
Recentemente, a Natura investiu em linhas mais voltadas a alta renda. Uma delas foi o lançamento da Bothânica, focada em sprays de ambiente e velas aromáticas. Outra foi de alta perfumaria, com perfumes premium e mais caros.