IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Mantega negocia com Bradesco saída de Agnelli da Vale, diz jornal

22/03/2011 09h35

O governo decidiu, pela primeira vez de forma direta, solicitar a saída de Roger Agnelli da presidência da Vale (VALE5), segundo publicou um jornal nesta terça-feira (23).

Reportagem de "O Estado de S.Paulo" afirma que, na sexta-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, teria se reunido com o presidente do Conselho de Administração do Bradesco (BBDC4), Lázaro Brandão, para oficializar a intenção do governo de trocar o comando da mineradora.

O Bradesco, por meio da Bradespar (BRAP4), braço de participações da instituição, é um dos principais acionistas da Vale.

O governo federal, que privatizou a companhia em 1997, ainda tem grande peso na empresa por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do fundo de pensão Previ, dos funcionários do Banco do Brasil, grandes acionistas da mineradora.

A conversa entre Mantega e Brandão teria o objetivo, também, de iniciar a negociação quanto a um nome para substituir Agnelli. Ainda segundo o jornal, a ideia do governo seria realizar a troca de comando na assembleia de acionistas da Vale marcada para abril.

A insatisfação do governo com Agnelli teve início após as  demissões feitas pela companhia durante a crise de 2008, de cerca de 2 mil pessoas, além de cortes em investimentos, que geraram críticas do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Procurada pela Reuters, a Vale afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comentaria o assunto e que "apenas acionistas podem se pronunciar a respeito".

Representantes do Ministério da Fazenda não retornaram imediatamente um pedido de comentários.

(Por Vivian Pereira)