IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Etanol deve ser controlado e fiscalizado pela ANP, diz Valor

06/04/2011 08h36

O controle e a fiscalização da cadeia do etanol devem ser transferidos à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), deixando de ser tratado como produto agrícola para ser um combustível estratégico, segundo reportou o Valor Econômico nesta quarta-feira.

De acordo com a reportagem, a presidente Dilma Rousseff teria determinado que a ANP regule a cadeia produtiva do etanol em reunião na segunda-feira com seus principais ministros, em um esforço para ter mais controle sobre os estoques e as estatísticas de oferta e demanda no mercado interno.

Conforme o jornal, Dilma teria solicitado estudos para reduzir a mistura do etanol à gasolina, que atualmente vai de 20% a 25%, diante da forte alta dos preços nas bombas e ameaças de desabastecimento.

Dilma também teria mencionado que no limite haveria possibilidade de taxação das exportações de açúcar. Isso seria uma forma de buscar um equilíbrio da produção entre açúcar e etanol, já que usineiros estão priorizando o alimento devido aos fortes preços do produto no mercado internacional.

Procurada pela Reuters, a secretaria de imprensa da Presidência não tinha representantes imediatamente disponíveis para comentar o assunto.