IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Greve de comissários de bordo faz Lufthansa cancelar voos

Kai Pfaffenbach/Reuters
Imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

Marilyn Gerlach e Peter Maushagen

Da Reuters, em Frankfurt

31/08/2012 07h58

Uma greve dos funcionários de bordo da Lufthansa interrompeu centenas de voos nesta sexta-feira (31) e fez milhares de passageiros sofrerem com atrasos devido às paralisações por maiores salários e menores cortes de custos.

A maior companhia aérea da Alemanha disse ter cancelado a maior parte dos 360 pousos e decolagens em Frankfurt por conta da paralisação de oito horas que seguiu a interrupção de 13 meses de negociações com o sindicato UFO.

O UFO, que representa cerca de 60% dos 19 mil comissários de bordo da Lufthansa, não descartou outra paralisação no fim de semana e disse que pode convocar uma ação industrial em outros aeroportos "hoje ou amanhã".

"Depende muito da resposta da Lufthansa", disse o chefe do UFO, Nicoley Baublies, alertando a companhia para não pressionar pelo fim da greve.

As paralisações visavam principalmente aos voos que tinham Frankfurt --o maior aeroporto alemão-- como origem ou destino, mas podem afetar outras cidades da Europa e do mundo e custar milhões de euros por dia em receita perdida.

A Lufthansa disse que tentará realocar passageiros em trens ou voos alternativos. O sindicato reivindica um aumento salarial de 5% e garantias de que a Lufthansa não irá terceirizar empregos e utilizar mais trabalhadores temporários.