IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Tripulação da Lufthansa amplia greve na terça-feira

Kai Pfaffenbach/Reuters
Imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

Da Reuters, em Frankfurt

02/09/2012 19h10

As tripulações da empresa aérea alemã Deutsche Lufthansa vão entrar novamente em greve na terça-feira (4) e ampliar as paralisações, depois que uma greve na sexta-feira contra medidas de redução de custo e salário pararam o aeroporto de Frankfurt, o mais movimentado do país.

Na terça-feira o sindicato pretende ampliar a greve para além das oito horas de sexta-feira passada e em mais aeroportos, mas ainda está estudando onde e quanto, disse no domingo em um comunicado em seu site. O sindicato avisará pelo menos com seis horas de antecedência.

Um porta-voz da Lufthansa disse que a maior companhia aérea da Alemanha tinha pouca chance de se preparar para a greve e não estava planejando agora melhorar sua oferta para aumentar os salários em 3,5% em troca de horas mais longas de trabalho.

O sindicato dos tripulantes UFO exige um aumento de 5% nos pagamentos e garantias de que a Lufthansa não vai buscar mão-de-obra fora e nem usar mais trabalhadores temporários.

O primeiro dia de ação trabalhista custou à Lufthansa milhões e a obrigou a cancelar outros 19 voos no sábado, disse a empresa.

A Lufthansa está enfrentando mais negociações com funcionários sobre pagamento, já que o acordo tarifário com o sindicato de pilotos Cockpit termina em alguns meses.

A revista alemã Der Spiegel divulgou, sem dizer a fonte, que a Lufthansa pretende iniciar uma negociação com o sindicato em 10 de setembro. Um porta-voz não quis comentar a data.

(Por Peter Dinkloh; RBS)