IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Fiscais agropecuários decidem retornar às atividades após acordo

03/09/2012 10h58

SÃO PAULO, 3 Set (Reuters) - Os fiscais federais agropecuários que estavam greve desde o dia 6 de agosto decidiram em assembleia retornar às suas atividades a partir desta segunda-feira (3). A decisão é fruto do acordo assinado na semana passada entre o governo federal e o sindicato da categoria, ANFFA Sindical.

De acordo com o governo, a categoria aceitou o reajuste salarial de 15,8%, que será parcelado em três anos.

Pelo acordo, haverá ajustes a partir de janeiro de 2013, quando a remuneração dos fiscais passará a ser na modalidade de subsídio, nos termos da Constituição Federal.

Essa reestruturação implicará na instituição de avaliação de desempenho que considere o mérito individual e a avaliação institucional.

Com a retomada total das atividades, o Ministério da Agricultura acredita que o fluxo de liberações de produtos em portos, aeroportos e fronteiras estará regularizado na próxima semana.

A categoria paralisou totalmente as atividades no início do movimento, mas depois de cinco dias uma parte dos servidores foi obrigada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a retomar os trabalhos em repartições importantes para o fluxo de cargas, em portos, aeroportos e frigoríficos.

No auge da paralisação indústrias de carnes e exportadores de grãos chegaram a dizer que poderia haver desabastecimento nos supermercados e prejuízo às vendas externas de commodities agrícolas.

(Por Patrícia Monteiro)