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Natura lucra R$ 240,2 mi no 2º trimestre; vendas no Brasil decepcionam

24/07/2013 22h04

RIO DE JANEIRO, 24 Jul (Reuters) - A fabricante de cosméticos Natura lucrou mais que o esperado pelo mercado no segundo trimestre, com seus resultados internacionais compensando vendas decepcionantes no Brasil.

A empresa teve um lucro líquido de R$ 240,2 milhões no de abril a junho, alta de 11,7% ante os R$ 215,1 milhões apurados um ano antes.

O resultado ficou acima da média das expectativas de analistas obtidas pela agência de notícias Reuters, que apontava lucro de R$ 213,7 milhões no período.

A receita líquida total da companhia cresceu 6,7% no trimestre, a R$ 1,715 bilhão, em linha com as previsões, apoiada no avanço de 36% nas vendas líquidas das operações internacionais. No Brasil, a receita líquida subiu apenas 1,1%, a R$ 2,28 bilhões.

Com isso, o resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês), somou R$ 409,9 milhões, avanço anual 4,7%, mas também acima da previsão média de analistas, de R$ 391,3 milhões. No Brasil, o Ebitda proforma caiu 1,6%.

Segundo a companhia, a menor frequência de pedidos das consultoras, especialmente em junho, prejudicou o resultado.

No exterior, por outro lado, a Natura viu continuidade do crescimento acelerado, em meio à expansão da base de consultoras e do aumento da frequência de compra. A fatia das operações internacionais da receita líquida do grupo aumentou de 10,8% para 14% na comparação anual.

Segundo a companhia, o resultado mais fraco no país no trimestre deve ser revertido na segunda metade do ano.

"Teremos uma aceleração no segundo semestre. Além de lançamentos, que serão relevantes para a cesta de compra de nossos consumidores e para aumentar a frequência das nossas consultoras, vamos intensificar os investimentos em marketing", disse a jornalistas o vice-presidente de Finanças e Relações Institucionais, Roberto Pedote.

A deterioração do cenário macroeconômico não deve afetar a Natura, segundo ele. "Não vejo porque ter desaceleração muito significativa", adicionou.

No final de julho, a Natura lançou os primeiros produtos da marca SOU, com preço mais baixo do que de outras linhas da companhia. Segundo o executivo, a margem é equivalente a de outras linhas.

(Por Juliana Schincariol)