IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Xeque do Qatar compra égua por preço recorde de R$ 18,5 milhões

O xeque Al Thani, do Qatar, comemora a vitória do Prix de l"Arc de Triomphe dias antes da compra recorde - Francois Mori/AP Photo
O xeque Al Thani, do Qatar, comemora a vitória do Prix de l'Arc de Triomphe dias antes da compra recorde Imagem: Francois Mori/AP Photo

Josh Reich

22/10/2013 11h55

Uma égua de um ano de idade foi vendida pelo preço recorde de R$ 18,3 milhões no dia 10 de outubro em Newmarket, na Inglaterra. A égua, que ainda não tinha nome no momento da venda, é filha de Galileo, o garanhão mais requisitado do mundo, que também é pai do premiado cavalo de corrida Frankel.

A quantia paga é recorde para um cavalo de um ano de idade, assim como o valor mais alto já pago num leilão europeu por um cavalo. O comprador foi o xeque Joaan bin Hamad Al Thani, para o centro de treinamento de cavalos Al Shaqab Racing, de propriedade da família real do Qatar.

Quatro dias antes do leilão, o xeque havia vencido o Prix de L'Arc de Triomphe, a corrida de cavalos mais cara da Europa, com a sua égua Treve cavalgada pelo jóquei Thierry Jarnet.

A compra do dia 10 foi feita pelo xeque através da agência de cavalos Mandore International. "Ela é um espécime magnífico. Nós não esperávamos pagar esse tipo de preço, mas a Al Shaqab Racing está ávida por investir. Ela [a égua] será treinada pelo senhor [Andre] Fabre", afirmou o proprietário da agência, Nicolas de Watrigant, à casa de leilões de cavalos Tattersalls, que coordenou o leilão.

"Nós compramos sua irmã no ano passado e achamos que ela poderia ser especial. Nós não queríamos perder esta aqui - vamos torcer para que ela seja a próxima Treve", disse.