Abilio Diniz compra ações do Carrefour, dizem jornais
O empresário Abilio Diniz comprou ações do Carrefour se tornando um acionista minoritário da empresa que atua como concorrente do Grupo Pão do Açúcar (PCAR4.SA) no Brasil, informaram jornais nesta terça-feira (13).
Segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", Diniz desembolsou cerca de US$ 1 bilhão para adquirir aproximadamente 3% das ações da varejista francesa.
Já o diário "Valor Econômico" noticiou que o empresário tem realizado uma série de aquisições de papéis do Carrefour em pequenos volumes por meio de diferentes bancos europeus, tendo ampliado a fatia para um patamar próximo a 3% nas últimas semanas.
Os jornais também informaram que Abilio estuda a venda das cerca de 60 lojas do GPA que aluga ao Casino, controlador francês da rede, e que o empresário tem conversado com o presidente do Carrefour, Georges Plassat, sobre a possibilidade de se tornar um parceiro local da rede no país.
Procurada, a assessoria de imprensa do empresário não comentou o assunto.
A Reuters havia informado em março que o Carrefour avaliava uma captação de recursos no país, com Abilio Diniz aparecendo entre os potenciais compradores.
Atual presidente do Conselho de Administração da empresa de alimentos BRF (BRFS3.SA), Abilio tentou articular em meados de 2011 uma fracassada união entre a rede francesa no Brasil e o Grupo Pão de Açúcar.
No ano passado, Abilio deixou o Conselho do GPA, vendeu uma parte significativa de suas ações e abriu mão de todos os direitos políticos na maior varejista do país, sendo liberado da cláusula que estabelecia não competição com a empresa.
Na semana passada, o empresário vendeu o restante dos papéis do GPA que possuía em seu nome, numa investida destinada, segundo sua assessoria de imprensa, à diversificação de seus investimentos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.