Funcionários da Vale entram em greve em MG por participação nos lucros
Funcionários da mineradora Vale entraram em greve nesta terça-feira (23) em nove unidades nas cidades mineiras de Nova Lima e Itabirito, segundo o Sindicato Metabase de Belo Horizonte, em protesto contra o não pagamento de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2015, algo inédito na história recente da companhia, que lida com a baixa dos preços dos seus principais produtos.
Em nota, a Vale afirmou que desde o início da manhã desta terça-feira está ocorrendo o bloqueio de portarias de diversas unidades operacionais da empresa, localizadas nos municípios de Nova Lima e Itabirito.
O sindicato e a Vale não informaram se o movimento provocou algum impacto na produção.
A Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, disse que vem mantendo negociação com o sindicato para a liberação das portarias.
A empresa confirmou que é a primeira vez desde a privatização, em 1997, que a mineradora não paga qualquer espécie de bônus por desempenho a seus funcionários.
Segundo a Vale, de acordo com os critérios fixados no atual acordo de PLR, o seu pagamento referente a 2015 não é devido.
"Cabe ressaltar que esses critérios estabelecidos no Acordo de PLR foram aprovados pelos sindicatos e pelos empregados em assembleias conduzidas por esses sindicatos", disse a empresa.
As ações preferenciais da Vale operavam em baixa de quase 5% às 13h33, enquanto o Ibovespa recuava 1,4%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.