Ações europeias sobem com forte reversão após a vitória do Trump

9 Nov (Reuters) - As ações europeias subiram nesta quarta-feira (9) após a surpresa da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, com forte reversão ao longo do dia impulsionada pelos ganhos, entre outros, das ações do setor financeiro.

O índice pan-europeu STOXX chegou a cair 2,4% no início da sessão por causa da incerteza sobre as posições políticas de Trump, mas se recuperou progressivamente para terminar o dia em alta de 1,5%, a 339,8 pontos, o maior nível de fechamento desde 31 de outubro. O índice FTSEurofirst 300 avançou 1,60%, a 1.343 pontos.

Com o mercado operando em baixa, os investidores citaram o discurso conciliatório de Trump ao ser confirmado como vitorioso da eleição e mais tarde, ao longo da sessão, focaram nos planos do republicano para impulsionar gastos em infraestrutura e cortar o impostos das empresas.

O índice de recursos básicos teve a maior alta setorial, subindo 6,6%, impulsionado pelo salto de 7% a 11% nas ações da Fresnillo, Antofagasta e Glencore.

Os papeis de saúde subiram 4,6% como uma recuperação após as recentes perdas com alívio de que Hillary Clinton, candidata democrata derrotada na eleição dos EUA, poderia impor regulação mais apertada sobre os preços.

O índice bancário também avançou, refletindo os ganhos em seus pares dos EUA e as expectativas de que o Federal Reserve, banco central norte-americano, ainda deve subir a taxa de juros em dezembro, medida que poderia aliviar a pressão sobre as margens dos bancos.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 1%, a 6.911 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,56%, a 10.646 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,49%, a 4.543 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,1%, a 16.799 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,4%, a 8.901 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,47%, a 4.495 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos