IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Norte-americano Richard Thaler ganha Nobel de Economia

Richard Thaler, ganhador do prêmio Nobel de Economia de 2017 - University of Chicago Booth School of Business/Reuters
Richard Thaler, ganhador do prêmio Nobel de Economia de 2017 Imagem: University of Chicago Booth School of Business/Reuters

09/10/2017 07h29

ESTOCOLMO (Reuters) - O economista norte-americano Richard Thaler recebeu o prêmio Nobel de Economia de 2017 por suas contribuições no campo da economia comportamental, mostrando como aspectos humanos supostamente afetam mercados racionais, anunciou nesta segunda-feira a Academia Real de Ciências da Suécia.

Thaler deu importância a uma ideia de economia na qual indivíduos são sutilmente guiados a comportamentos benéficos sem necessidade de severa compulsão, tema de um livro de 2008 que ele coescreveu e que chamou atenção de responsáveis por políticas econômicas em todo o mundo.

Ao conceder o prêmio, a Academia disse que sua pesquisa aproveitou suposições psicologicamente realistas na análise de tomadas de decisões econômicas, explorando as consequências da racionalidade limitada, de preferências sociais e da falta de autocontrole.

"No total, as contribuições de Richard Thaler construíram uma ponte entre as análises econômica e psicológica das decisões individuais", disse a instituição, concedendo o prêmio equivalente a 1,1 milhão de dólares.

"Suas descobertas empíricas e ideias teóricas têm sido fundamentais na criação do novo campo da economia comportamental e de sua rápida expansão, que teve um impacto profundo em muitas áreas de pesquisa e de política econômicas."

O prêmio de Economia, oficialmente chamado de Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, foi criado em 1968. A homenagem não fazia parte do grupo original de prêmios estabelecidos pelo testamento do criador da dinamite, em 1895.

O Nobel de Economia é o último concedido este ano. Os prêmios de Medicina, Física, Química, Literatura e Paz foram concedidos na semana passada.

(Reportagem de Niklas Pollard e Anna Ringstrom; Reportagem adicional de Johannes Hellstrom, Daniel Dickson e Johan Sennero)