Todos a Bordo

Todos a Bordo

Reportagem

Aeroporto na Áustria 'ajudava' turistas que queriam ir para Austrália?

Durante anos, o aeroporto de Salzburg, na Áustria, manteve um painel com uma informação inusitada. Os viajantes que desembarcam no local eram advertidos em um painel que o país não é a Austrália, ajudando quem havia comprado uma passagem para o destino errado.

Caso a pessoa precisasse de ajuda, continuava a mensagem, bastaria pressionar um botão. Esse botão, entretanto, nunca existiu.

Propaganda gerou confusão

Durante muito tempo, acreditou-se que o aeroporto possuía um balcão especificamente para atender às demandas de viajantes que reservaram um voo para a Áustria enquanto pensavam estar viajando para a Austrália.

Mas essa crença foi causada por uma propaganda de uma empresa que fabrica sistemas de segurança e comunicação, a Commend International. O anúncio foi instalado em 2009, passou por uma reformulação em 2018 e foi removido em 2022.

A mensagem completa ficava na área de retirada de bagagens, e informava:

Desculpe, aqui é a Áustria, não a Austrália! Precisa de ajuda? Aperte o botão. A Commend fornece segurança e comunicação. De Salzburgo para o resto do mundo. Mesmo nas situações mais improváveis.

Apenas do final de 2023 para cá é que esse boato passou a ser desmentido com mais intensidade, rendendo publicações nas redes sociais do aeroporto e da empresa.

Em nota enviada ao UOL, a fabricante explica que essa brincadeira tem origem na confusão causada na língua inglesa entre os dois países. Ao mesmo tempo, quem nasceu na Áustria costuma responder quando questionado sobre o local onde nasceu que é da "Áustria, mas não há cangurus na Áustria".

A própria Commend explicou que, no final de 2023, um canal influente postou a imagem afirmando que o botão de ajuda era real, e que havia uma equipe para prestar suporte técnico para os viajantes.

Continua após a publicidade

Sem reembolso

Após diversos questionamentos, o aeroporto explicou que tudo não passava de uma brincadeira da empresa parceira. A Commend precisou postar uma mensagem no Facebook explicando que não haveria reembolso pelo erro (caso ele realmente tivesse ocorrido). "Piadas à parte, gostaríamos de deixar perfeitamente claro que não existe tal botão de ajuda, interfone ou help desk para passageiros que se enganaram. Nenhuma organização irá reembolsar sua passagem aérea ou pagar sua passagem para a Austrália", afirma a nota da empresa.

Ainda, a fabricante alerta que quem acreditou foi vítima de uma notícia falsa. Apesar de as imagens do anúncio serem verdadeiras, diz, ele foi tirado de contexto.

Mesmo com as críticas, o anúncio foi considerado um verdadeiro sucesso por muitas pessoas, já que conseguiu chamar a atenção para o fabricante.

Hoje, mesmo com todos os desmentidos, às vezes, ainda é possível registrar alguém espalhando as fotos como se o botão realmente existisse.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes