Feira para convidados em aeroporto particular de SP tem jato de US$ 90 mi

Acontece até este sábado (15) em São Roque, no interior de São Paulo, a terceira edição do Catarina Aviation Show. Sediado no São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, um aeroporto privado usado por políticos, artistas e empresários, o evento começou na quinta-feira (13).
Inaugurado em 2019, o local serve como alternativa para fugir do congestionamento de São Paulo. Ali são oferecidos serviços exclusivos e de alto luxo para os passageiros que usam o local, o que motivou a realização da feira. O evento é fechado apenas para convidados, e não disponibiliza a venda de ingressos.
Avião de R$ 90 milhões
Um dos destaques da feira é o avião G700, da norte-americana Gulfstream. O modelo é o mesmo adquirido por Elon Musk, dono da Tesla e do X (antigo Twitter).

O primeiro exemplar vendido no Brasil foi anunciado durante o primeiro dia do evento. O comprador foi a empresa Prime You, que atua no ramo de propriedade compartilhada de aviões, helicópteros, embarcações, carros esportivos e imóveis. O valor do negócio foi de cerca de US$ 90 milhões (R$ 483 milhões).

Segundo Rodolfo Costa, diretor de aviação da Prime You, duas cotas da aeronave já estão fechadas, e outros clientes demonstraram interesse na aquisição de um novo exemplar, que só tem entregas previstas para a partir de 2027. O executivo ainda afirma que compartilhar o avião diminui os desembolso com os custos fixos e de depreciação do bem, que serão divididos entre os cotistas e estão na casa de 5% do valor total do avião ao ano.

Cada cotista desembolsou cerca de US$ 32 milhões (R$ 171 milhões) e poderá usar a aeronave durante 110 dias do ano. Ao mesmo tempo, terá de ser gasto aproximadamente US$ 62 mil (R$ 332 mil) ao mês com custos fixos do avião, além do valor das horas voadas.

Entre os serviços oferecidos aos proprietários do jato estão a personalização de todo atendimento.

Há clientes que têm os travesseiros bordados com o brasão de suas famílias, por exemplo. Outros têm sua própria prataria e querem que ela seja usada no próprio avião. Os aviões são montados para cada cliente, segundo o gosto de cada um, para que ele se sinta entrando no avião dele, com a cara dele e com a pessoalidade que ele pode ter
Rodolfo Costa, diretor de aviação da Prime You

Não é jatinho

Apesar de muitas pessoas chamarem esse tipo de avião de jatinho, ele tem dimensões similares às de jatos de grande porte. Ele possui 31,4 metros de envergadura, enquanto os aviões Boeing 737 e Airbus A320, que podem levar mais de 170 passageiros a bordo, têm 35,8 metros de distância de ponta a ponta da asa.
O avião pode ter até cinco áreas distintas para os passageiros, e pode ser configurado para ter até 13 camas simultaneamente.
Veja mais informações a seguir:
Ficha técnica do G700
Fabricante: Gulfstream
Comprimento: 33,5 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 31,4 metros
Altura: 7,75 metros
Distância máxima de voo: 14.353 km
Velocidade: Até cerca de 1.150 km/h
Capacidade: Até 19 passageiros
Distância para decolagem com peso máximo: 1.827 km
Altitude máximo de voo de cruzeiro: 15,5 km
Peso máximo de decolagem: 48,8 toneladas
Chegada de helicóptero

Alguns dos convidados chegaram em seus helicópteros particulares. Outros, entretanto, optaram por fretar um voo.
A plataforma digital Revo, pertencente ao grupo português OHI (Omni Helicopters International), disponibilizou voos conectando o aeroporto Catarina à região da Faria Lima, em São Paulo, e à Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz (SP).
Cada assento, ida ou volta, até a cidade de São Paulo custa R$ 3.900, e o voo tem uma duração de cerca de 20 minutos. Já a conexão com o condomínio Fazenda Boa Vista dura 10 minutos e cada assento no helicóptero custa R$ 1.500.
Ao menos 30 operações para transporte de passageiros estavam confirmadas até a tarde do primeiro dia do evento, que começou na quinta-feira (13). Nem todos os voos saem lotados, e os interessados podem reservar um voo diretamente pelas plataformas digitais da empresa.
Bens de luxo

Além de aviões, o evento reuniu diversos outros bens com foco no mercado de luxo. Dois deles foram os helicópteros Airbus ACH125 Esquilo e ACH145, da Helibras, no qual os possíveis compradores podiam fazer um voo de teste. A fabricante italiana Leonardo levou o AW169 VIP.
Além do G700, a Gulsftream também levou ao evento os aviões G600 e G280. A Embraer contou com os jatos executivos, o Phenom 300 e o Praetor 600 (já falamos deles aqui e aqui).
A Aeromot Diamond DA62, aeronave - bimotor de pequeno porte, enquanto a empresa de propriedade compartilhada de aeronaves Avantto marcou presença como o Epic E1000GX, e a fabricante Cirrus levou o avião SR22 e jato SF50.


A representante Synerjet trouxe com exclusividade os aviões Pilatus C-12 NGX e PC-24. Já a alemã Junkers trouxe o avião histórico A 50.

Também estiveram no Catarina Aviation Show embarcações náuticas, como os iates de luxo Okean 57 e Ferretti Yachts 550, trazidos pela Yachtmax. Ambas as embarcações têm foco em um público super rico, e possuem instalações que permitem dormir e passar vários dias longe da terra firme.
Marcas tradicionais de carros de luxo ainda marcaram presença. Veículos como o McLaren 750S, Aston Martin DB12, Porsches Macan GTS e 911 Carrera GTS e o BMW i7 xDrive60 M Sport chamavam a atenção, formando filas de interessados em sentar-se dentro dos carros, realizar um test drive ou apenas fazer fotos.
O aeroporto

O Catarina, como costuma ser chamado, é o primeiro aeroporto executivo privado do país. Ou seja, foi construído para atender voos privativos, tanto da aviação geral, quanto do táxi aéreo.
Ele foi inaugurado em 2019 pela empresa do setor imobiliário JHSF e, desde 2021, foi autorizado a operar voos internacionais. O pouso pode custar até R$ 8.404, quando é feito por aviões vindos do exterior que pesam entre 48 e 100 toneladas.
A pista do São Paulo Catarina tem 2.470 metros de comprimento, ficando atrás de aeroportos paulistas como o de Viracopos (Campinas) e o de Cumbica (Guarulhos). Entretanto, sua pista é maior que a do Campo de Marte e de Congonhas, ambos na capital que tem um forte apelo na aviação particular.
Diferente dos aeroportos na cidade de São Paulo, o aeroporto em São Roque opera 24 horas por dia. Junto a isso, diversos fabricantes de jatos particulares operam no local, como a francesa Dassault.
Em nota, Augusto Martins, CEO da JHSF, diz que o evento se destacou como o maior evento de aviação executiva do Brasil. "O Catarina Aviation Show se consolidou como o maior e mais importante evento de aviação executiva do Brasil, pois, além de reunirmos os principais fabricantes de aeronaves, oferecemos experiências que vão além e surpreendem o público de alta renda com novidades do mercado automotivo, de embarcações, produtos exclusivos como as bicicletas de madeira da Andicrose, o primeiro carro voador apresentado no país pela Gohobby, e o avião de alumino da Junkers", afirma o executivo.
*O colunista viajou a São Roque (SP) como convidado da organização do evento.
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