Como é voar no jato brasileiro mais caro (e como ele é por dentro)
A Embraer tem como destaque em sua linha de aviões executivos o jato supermédio Praetor 600. O avião leva um total de até 12 passageiros e é o irmão maior da família, ao lado do Praetor 500, que comporta até nove passageiros a bordo.
Quanto custa?
Seu preço tipicamente equipado é de US$ 25,5 milhões (R$ 124,5 milhões), o que o torna o jato executivo brasileiro mais caro da atualidade. Já foram entregues 79 unidades do modelo desde sua chegada ao mercado, em 2019.
O avião pode atingir uma distância de até 7.441 km levando quatro passageiros. Isso é suficiente para sair de São Paulo até os Estados Unidos ou qualquer lugar da América Latina, ou, ainda, chegar à Europa partindo do Nordeste.
Em comparação, um Airbus A320 moderno não sai por menos de US$ 100 milhões. Neste caso, ele pode levar até 180 passageiros, tem uma envergadura (distância de ponta a ponta da asa) 66% maior que em relação ao Praetor 600 e voa até 6.000 km.
Luxo
O interior pode ser personalizado pelos clientes. Uma opção é a de poltronas reclináveis que podem ser unidas e virar uma cama.
Também há um sofá de três lugares que se estende e vira outra cama. Os assentos também podem virar em várias direções mesmo em voo.
O banheiro fica no fundo do avião e conta com um armário e um lavatório. Vários compartimentos e gavetas menores ficam espalhados pelo avião para guardar objetos dos passageiros.
Cada poltrona tem um controle de iluminação individual. Ainda há um telefone a bordo que funciona via satélite.
As mesas dobráveis têm acabamento em madeira. Também é possível escolher a cor, tecido e o tipo de costura dos estofamentos, assim como os detalhes das partes metálicas dos assentos.
Em frente à porta de entrada há uma pequena cozinha. Nela é possível preparar pratos quentes, além de contar com um compartimento para bebidas geladas.
Conversão
Os jatos Praetor 500 e 600 derivam dos Legacy 450 e 500, respectivamente. Quem tem um Legacy 450, inclusive, pode convertê-lo em um Praetor 500.
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Quero receberPara isso, é preciso realizar algumas mudanças. Uma delas é nos tanques, que passam a levar mais combustível, a ponta da asa é modificada e os sistemas de voo são atualizados.
Dessa maneira, o avião se torna praticamente um novo. Ele ainda ganha uma maior autonomia, podendo voar por mais tempo e mais longe.
Espaço
Como o Praetor 600 é planejado para voos mais longos (até nove horas), o espaço interno foi uma das preocupações durante o desenvolvimento do avião. A cabine tem 8,4 metros de comprimento e 1,83 metro de altura.
É uma experiência confortável, mesmo para uma pessoa com cerca de 120 kg e 1,86 cm de altura. Isso se soma ao fato de que as poltronas são mais largas, além do avião contar com um sofá para levar até três pessoas.
O bagageiro tem capacidade para transportar até 4.389 litros em malas e outros objetos. Isso é cerca de seis vezes o volume de carros como um Mitsubishi Outlander ou uma Chevrolet Spin. Além desse compartimento, que é aquecido e só pode ser acessado pelo lado de fora, o avião ainda conta com um bagageiro menor do lado de dentro que pode ser acessado durante o voo.
Como foi o voo?
Viajei no jato no dia 5 de agosto de 2023 a convite da Embraer. Foi realizado um voo de traslado do Praetor 600 para a Labace, uma das maiores feiras de aviação do mundo e que aconteceu na última semana no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
A decolagem ocorreu por volta das 11h55 do aeroporto executivo Catarina, em São Roque (SP). O voo durou aproximadamente uma hora e meia, passando por diversas regiões do estado de São Paulo.
Foi feita uma decolagem de performance, com mais velocidade e maior inclinação de subida. Esse perfil não é aquele visto em voos comerciais regulares, e foi adotada para mostrar a capacidade de operação do equipamento.
O som dentro da cabine não ultrapassava os 75 decibéis, um pouco maior que uma conversa em um ambiente sem ruído e mais baixo que um aspirador. Foi possível se comunicar naturalmente com os outros passageiros, sem precisar elevar a voz.
Para mais silêncio, ainda é possível fechar as portas do banheiro e do acesso à galley, que é a cozinha do avião e fica atrás da cabine de comando.
Como é um avião menor, está mais suscetível às turbulências, mas não encontramos essa situação no voo. Para evitar oscilações excessivas, o avião conta com um sistema de comando que compensa as mudanças bruscas causadas pelos ventos, mantendo o voo o mais suave possível.
Na cabine de comando, foi demonstrado um sistema que combina imagens de câmeras infravermelho, chamado de EVS (Enhanced Vision System, Sistema de Visão Aprimorada). Ele auxilia os pilotos a visualizarem a pista mesmo em baixas condições de luminosidade.
A pressurização do jato reproduz uma altitude de 1.460 metros, similar à da cidade de Campos do Jordão. Aviões comerciais de grande porte reproduzem uma altitude de cerca de 2,4 km de altitude. Quanto mais próximo do nível do mar, melhor a sensação na cabine de voo e menos cansaço é gerado.
Ficha técnica
Embraer Praetor 600
Preço: US$ 25,5 milhões (R$ 124,5 milhões)
Hora de voo: (apenas estimativa, pois diversos fatores devem ser levados em consideração)
Capacidade: Até 12 passageiros, além de dois pilotos
Envergadura: 21,5 metros
Comprimento do avião: 20,7 metros
Altura do avião: 6,4 metros
Comprimento interior da cabine: 8,4 metros
Altura interior da cabine: 1,83 metro
Capacidade do bagageiro: 4.389 litros
Autonomia: Até 7.441 km (suficiente para sair de São Paulo até os Estados Unidos ou do Nordeste para a Europa).
Velocidade máxima de cruzeiro: 863 km/h
Distância de decolagem com peso máximo: 1.438 metros
Distância de pouso: 660 metros
Altitude máxima de voo: 13,7 km de altitude
Carga paga máxima: 1.815 kg (inclui passageiros, bagagem, suprimentos, bebidas, comidas e outros objetos carregados a bordo)
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