IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Com desemprego em alta, Bolsonaro diz que brasileiro não está preparado para fazer "quase nada"

Com desemprego em alta, Bolsonaro diz que brasileiro não está preparado para fazer "quase nada" -                                 ISAC NÓBREGA/PR
Com desemprego em alta, Bolsonaro diz que brasileiro não está preparado para fazer "quase nada" Imagem: ISAC NÓBREGA/PR

05/01/2021 21h02

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira que um dos motivos para o desemprego alto no Brasil é que parte da população não está preparada para fazer "quase nada", num momento em que a taxa de desocupação no país segue elevada em meio à pandemia do novo coronavírus.

Em conversa no Palácio da Alvorada com apoiadores, Bolsonaro disse que, antes da reforma trabalhista, o Brasil tinha mais ações nesse ramo da Justiça do que o mundo inteiro junto e novamente saiu em defesa do empregador. O presidente não apresentou evidências.

"Vá ser patrão num país desses! Pessoal fala muito em empregado, vai ser patrão! Ser patrão é uma desgraça", disse.

"Então, é um país difícil de trabalhar, quando fala em desemprego, é alto por vários motivos. A formação do brasileiro, uma parte considerável não está preparada para fazer quase nada".

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados na semana passada apontaram que o Brasil iniciou o quarto trimestre do ano passado com aumento no número de desempregados diante da maior procura por emprego.

Entre agosto e outubro a taxa de desemprego foi a 14,3%, segundo o instituto. O resultado ficou acima da taxa de 13,8% vista no trimestre imediatamente anterior, de maio a julho, mas cedeu em relação aos 14,6% vistos no trimestre até setembro —máxima da série histórica da Pnad Contínua iniciada em 2012.

O presidente também afirmou na conversa com apoiadores que não há recursos para prorrogar o auxílio emergencial. "Alguns querem que prorrogue, mas o dinheiro do auxílio não estava no cofre, nós nos endividamos. Quem vai pagar a conta?"