BP compra empresa brasileira de álcool por US$ 680 milhões
SÃO PAULO - A BP vai pagar US$ 680 milhões pela participação de 83% na Companhia Nacional de Açúcar e Álcool (CNAA), empresa brasileira do setor sucroalcooleiro. Além disso, informou que vai refinanciar 100% da dívida de longo prazo existente da CNAA.
"Esta aquisição estratégica destaca o compromisso da BP com negócios em economias em crescimento e com a expansão contínua no Brasil por meio da exploração e produção assim como com investimentos em biocombustíveis", comentou o executivo-chefe da BP, Bob Dudley.
Após a compra,que está sujeita à aprovação das autoridades reguladoras, a BP vai se tornar operadora de duas usinas produtoras de etanol, localizadas em Goiás e Minas Gerais. Uma terceira usina da CNAA está atualmente em construção em Minas.
Quando os ativos da CNAA estiveram completamente desenvolvidos, a expectativa é de que ampliem a capacidade total de produção brasileira da BP para cerca de 1,4 bilhão de litros de etanol equivalente ao ano.
A participação adquirida pela BP está saindo das mãos do Açúcar e Álcool Fundo de Investimento em Participações e Açúcar e Álcool II Fundo de Investimento em Participações, conforme comunicado da BP disponível em sua página eletrônica.
No mês passado, matéria do Valor deu conta de que a BP direcionava seus esforços para ter os ativos da CNAA e recordava que, desde que se propôs a investir em biocombustíveis no Brasil, em 2006, a companhia conseguiu apenas comprar 50% da usina Tropical, localizada em Edéia (GO), com moagem de 2,4 milhões de toneladas de cana.
A reportagem também apontou que há meses Bunge e Dreyfus negociavam com a CNAA, que, em janeiro, teria decidido não fechar negócios com nenhuma delas até que uma outra proposta fosse feita.
(Juliana Cardoso | Valor)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.