IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Confiança do consumidor é a menor desde junho de 2009, aponta CNI

30/06/2011 12h31

SÃO PAULO - Os consumidores brasileiros se mostraram levemente menos confiantes neste mês, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) ficou praticamente estável pelo segundo mês consecutivo, com leve baixa de 0,3% entre maio e junho, ao passar de 112,1 pontos para 111,8 pontos.

Com a retração deste mês, apesar de suave, o indicador atingiu o menor nível desde junho de 2009, período em que o mercado ainda sentia os efeitos da crise financeira global.

O INEC vem desenhando trajetória decrescente desde outubro de 2010, quando registrava 120,7 pontos. Entre outubro e abril, o indicador acumulou queda de 7,37%.

Quase todos os itens analisados pela CNI para formação do INEC apresentaram piora entre maio e junho. Os consumidores demonstraram maior preocupação com o desemprego, com a renda pessoal e com a situação financeira, embora tenham visto melhoras nas expectativas de inflação e nas condições de endividamento.

Diante desse cenário, pelo segundo mês consecutivo, os brasileiros se mostraram menos dispostos a comprar bens de alto valor. O indicador que mede a propensão às compras caiu de 112,2 pontos para 111,9 pontos entre maio e junho.

(Francine De Lorenzo | Valor)