IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Shopping Center Norte continua a ser multado depois de nova vistoria

22/09/2011 19h09

SÃO PAULO - A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) fez nova vistoria - a segunda desta semana - no Shopping Center Norte, zona norte da capital paulista, e optou por continuar multando o centro comercial. Desde segunda-feira o shopping está sendo multado em R$ 17.450 por dia por não ter implementado o sistema de drenos de extração de gases exigido pelo órgão público.
O shopping, localizado próximo à Marginal Tietê, foi construído em 1984 sobre um lixão, enterrado durante a construção do centro comercial. A decomposição do material libera gases, que entram no imóvel pelo solo, pelas paredes e pelas colunas. A alta concentração de gases no local, informa o relatório da Cetesb, pode facilitar uma explosão, e por isso a área deve ser considerada de risco.
A aplicação da multa diária vale por 30 dias corridos e, segundo o órgão público, "persistirá até que a direção do shopping atenda às exigências da Cetesb, que consistem não só na implantação do sistema de extração dos gases, como também na complementação da investigação detalhada e da avaliação de risco nas áreas do Center Norte, Lar Center e supermercado Carrefour, e, ainda, implementar os Planos de Monitoramento, de Comunicação e Gerenciamento do Risco e Contingência".


Todos os imóveis estão na mesma área. O Lar Center pertence ao grupo do shopping, e o Carrefour aluga o terreno. No começo da semana o Carrefour confirmou que análises mostraram alto nível de concentração de metano no subsolo da loja.
O Center Norte afirma em nota que o sistema de drenagem foi implantado em um determinado ponto do shopping há 40 dias. "Ele consiste em tubos de PVC ligados a uma bomba radial a vácuo, que suga o gás. O gás passa por um filtro, para tratamento, antes de ser jogado na atmosfera". Além disso, diz ainda que "outros oito sistemas similares serão instalados nos próximos dias, dentro de um cronograma acertado pela Cetesb, como medidas preferenciais".

(Letícia Casado | Valor)