IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Maioria da população desaprova política do governo para inflação

30/09/2011 12h54

BRASÍLIA - Embora os níveis de aprovação do governo e da presidente Dilma Rousseff tenham crescido na pequisa CNI-Ibope divulgada nesta sexta-feira (30), a maioria da população continua rejeitando a forma como a inflação está sendo combatida. A opinião é amplamente desfavorável, principalmente nas cidades com mais de 100 mil habitantes.

Os dados da pesquisa CNI-Ibope mostram que, nas cidades com até 20 mil habitantes, o número de pessoas satisfeitas com a política econômica supera em dois pontos percentuais o de insatisfeitas - respectivamente, 47% e 45%.

Nas cidades com mais de 100 mil habitantes, no entanto, 58% desaprovam as ações do governo contra a inflação e apenas 36% a aprovam.

Nas cidades com população entre 20 e 100 mil, a maioria também desaprova a maneira como o governo está combatendo a inflação: 55%. Nessas cidades, 39% dos entrevistados acham que o governo está no caminho certo.

No total, a pesquisa mostra que, hoje, 55% dos entrevistados desaprovam a política antiinflacionária. Na pesquisa anterior, de julho, 56% tinham essa opinião. Em março, no terceiro mês da gestão Dilma, o índice de desaprovação nessa área era bem menor: 42%. Hoje, apenas 38% aprovam.

No caso da gestão da taxa de juros, a maioria da população também desaprova o governo --59%--, mas a avaliação já foi pior.

Na pesquisa de julho, 63% tinham essa opinião, o que indica que a decisão do Banco Central (BC) de reduzir os juros, mesmo com o aumento das expectativas de inflação, pode ter influenciado a opinião dos entrevistados --a pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 20 de setembro, depois, portanto, da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

A opinião negativa da maioria da população quanto às ações oficiais de combate à inflação coincidem com a alta do IPCA em 12 meses. Em agosto, o índice acumulado em um ano chegou a 7,23%, acima do teto do regime de metas, que é 6,5%.

(Cristiano Romero / Valor)