IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Atividade do comércio cresce 1,5% em novembro, puxada por veículos

05/12/2011 10h32

SÃO PAULO - O movimento dos consumidores nas lojas de todo o país cresceu 1,5% entre outubro e novembro, feitos os ajustes sazonais, aponta o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta segunda-feira (5). A maior alta ocorreu no segmento de veículos, motos e peças, cujo movimento cresceu 4,5% no período analisado.

Com exceção de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, que registrou estabilidade, todos os outros setores pesquisados pela Serasa tiveram atividade mais forte em novembro. Em combustíveis e lubrificantes e tecidos, vestuário, calçados e acessórios, a elevação foi igual, de 1,4%; no setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, o aumento foi de 1,1% e, em materiais de construção, de 0,9%.

Economistas da Serasa avaliam que a suspensão temporária da cobrança do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) de automóveis importados animou o movimento dos consumidores nas lojas do setor, após a queda verificada em outubro. Além disso, o afrouxamento monetário e das medidas macroprudenciais, aliado ao pagamento da primeira parcela do décimo terceiro, também influenciou positivamente o movimento no comércio durante o mês de novembro.

De janeiro a novembro frente igual período de 2010, a atividade do comércio varejista acumula expansão de 8,9%. O setor de material de construção lidera o avanço entre os setores no acumulado de 2011, com 11% de acréscimo no movimento de suas lojas, seguido pelos desempenhos de 8,7% dos combustíveis e lubrificantes e de 8% do setor de móveis, eletroeletrônicos e informática.

(Arícia Martins | Valor)