IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Diretora-gerente do FMI não paga impostos, diz jornal britânico

A nova diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde - Kevin Lamarque/Reuters
A nova diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde Imagem: Kevin Lamarque/Reuters

29/05/2012 12h51

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, não paga imposto algum, informa nesta terça-feira em seu site o jornal britânico "The Guardian". Lagarde causou polêmica na semana passada, quando, em entrevista a esse mesmo jornal, disse não sentir pena dos gregos, e sim das crianças pobres da África, e ao afirmar que os gregos deveriam pagar seus impostos.

"Os pais devem pagar seus impostos", disse Lagarde na semana passada ao "Guardian", comentando o quadro na Grécia. Lagarde afirmou ter mais simpatia pelas crianças pobres e com difícil acesso à educação da África Subsaariana do que por aqueles que sofrem com as dificuldades econômicas no país europeu.

"Eu acho que eles deveriam se ajudar coletivamente", afirmou ela sobre os gregos. "Pagando seus impostos", completou. Após a entrevista, bastante criticada por políticos de Atenas, Lagarde disse no Facebook sentir simpatia pelos gregos.

O "Guardian" informa hoje que, como membro de uma instituição internacional, Lagarde recebe anualmente seus US$ 467.940 mais um adicional de US$ 83.760, livre de impostos. A isenção está prevista na convenção de Viena sobre relações diplomáticas, de 1961, e se aplica a quase todos os funcionários da ONU, segundo o jornal.

O contrato de Lagarde, de 56 anos, prevê um aumento anual a cada 1º de julho, durante seus cinco anos de mandato. A ex-ministra de Finanças francesa assumiu o comando do FMI no ano passado, após Dominique Strauss-Khan se ver forçado a renunciar, depois do surgimento de um escândalo em que ele era acusado de crimes sexuais, em um caso nos EUA que depois foi arquivado.