Perfumaria é um dos destaques de alta no PIB do 2º trimestre
SÃO PAULO - Os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados hoje mostram que o mercado de perfumaria cresceu durante o segundo trimestre, em relação ao mesmo período de 2011. O segmento representou uma das quatro maiores altas da indústria de transformação nacional, que recuou 5,3%, e um dos cinco maiores entre as importações, cuja expansão foi de 1,6% na comparação anual .
O IBGE não informa quanto a perfumaria representou em cada uma dessas divisões.
Esses dois movimentos refletiram no desempenho da Natura durante o começo do segundo trimestre. Nos primeiros quatro meses do ano, a maior fabricante de cosméticos do país viu sua participação diminuir no grupo que engloba cosméticos e perfumaria. No período, em 2011, detinha 39,5% do mercado, e, de janeiro a abril, a parcela recuou para 38,7%.
A Natura perdeu participação, mas as vendas aumentaram se comparado a igual intervalo do ano passado. O mercado do segmento cresceu 10,7% entre janeiro e abril, segundo dados da empresa disponíveis no balanço do segundo trimestre de 2012. "Esse resultado não reflete a aceleração gradual de nossas vendas nos últimos dois meses do segundo trimestre de 2012", disse a empresa em nota na ocasião.
Concorrente da Natura, o Grupo Boticário anunciou, neste mês, a construção de uma nova fábrica, em Camaçari (BA), que também vai produzir perfumes. O Boticário fabrica itens de perfumaria na unidade fabril do Paraná, onde a capacidade de produção será ampliada.
O desempenho do setor de perfumaria no segundo trimestre deste ano está ligado ao consumo das famílias brasileiras, que cresceu 0,6% no trimestre em relação ao período imediatamente anterior, de acordo com dados do IBGE. Na comparação com o segundo trimestre de 2011, a variação foi de 2,4%, representando o 35º mês seguido de avanço.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.