IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

GM também suspende férias coletivas de dezembro

03/12/2012 17h21

Assim como a concorrente Ford, a General Motors (GM) decidiu não conceder férias coletivas neste mês. Duas das fábricas do grupo --em São Caetano do Sul (SP) e Gravataí (RS)-- vão operar normalmente neste fim de ano, parando apenas nos feriados de Natal e Ano Novo.

Só haverá parada na fábrica de São José dos Campos (SP), mas em virtude de folga que será dada aos operários entre 22 de dezembro e 2 de janeiro para compensar jornadas extras de trabalho realizadas ao longo do ano.

Em São Caetano do Sul, as férias na área de produção foram adiadas para janeiro, entre os dias 2 e 13. Já em Gravataí (RS) --onde é produzido o novo compacto da Chevrolet, o Onix--, não há previsão de férias.

Algumas das maiores montadoras instaladas no país estão suspendendo as tradicionais férias coletivas para dar conta de um aguardado aumento de consumo neste mês, quando se encerra a redução nas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Espera-se uma corrida às lojas nos últimos dias do incentivo.

Antes da GM, a Ford informou que não vai dar férias coletivas em dezembro nas duas fábricas de carros da marca: São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e Camaçari, na Bahia. A Fiat também não tem férias previstas em Betim (MG).