Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

GM e sindicato chegam a acordo em São José dos Campos

Funcionários da GM de São José dos Campos (SP) paralisaram atividades em protesto contra possíveis demissões - Nilton cardin/Sigmapress
Funcionários da GM de São José dos Campos (SP) paralisaram atividades em protesto contra possíveis demissões Imagem: Nilton cardin/Sigmapress

Virgínia Silveira

26/01/2013 21h16

A General Motors (GM) e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos fecharam neste sábado (26) um acordo que abre perspectiva de novos investimentos na unidade da empresa instalada na cidade do Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

Segundo o secretário-executivo de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, Manoel Messias Melo, que participou das discussões, o acerto garante a manutenção dos 1.598 empregos ameaçados pelo fim da produção de três modelos de automóveis da empresa.

A reunião deste sábado, ocorrida em São José dos Campos, começou por volta das 10h30 e durou quase dez horas.

Ela encerrou meses de negociação diante da possibilidade da empresa encerrar a unidade de Montagem de Veículos Automotores (MVA) da fábrica e demitir os 1.598 funcionários envolvidos. Também neste sábado terminou a suspensão temporária dos contratos de trabalho de 925 funcionários, que poderiam então ser demitidos.

Os detalhes do acordo ainda não foram anunciados pelas partes.