IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Produção da Petrobras sobe 1,2% em novembro, aos 2,342 milhões de boed

30/12/2013 22h02

A produção total de petróleo e gás da Petrobras em novembro no Brasil foi de 2,342 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). O desempenho foi 1,2% acima dos 2,315 milhões de boed extraídos no mês anterior, informou a empresa. Incluída a parcela operada pela Petrobras para as empresas parceiras, o aumento na produção em novembro em relação a outubro foi de 1,9%.

A companhia informou ainda que a produção exclusiva de petróleo dos campos da empresa no Brasil atingiu a média de 1,957 milhão de barris por dia (bpd), mantendo-se no mesmo nível de outubro, que foi de 1,960 milhão de bpd. De acordo com a empresa, contribuíram para a estabilidade da produção de petróleo em novembro os novos recordes mensal e diário de produção no pré-sal, de 339,1 mil bpd e 362,3 mil bpd, respectivamente, além do início da operação da plataforma P-63 no campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos (RJ), no dia 11 do mesmo mês.

Em seu informe, a empresa destacou ainda a entrada em operação, em novembro, de novos poços interligados às plataformas P-26, em Marlim, e P-53, Marlim Leste, como parte do desenvolvimento complementar desses campos, na Bacia de Campos (RJ), onde 80% do total de petróleo do pais é produzido. Além disso, teve início, em novembro, o Teste de Longa Duração (TLD) de Lula Extremo Sul, no pré-sal da Bacia de Santos, por meio do FPSO-Cidade de São Vicente.

A companhia detalhou ainda que o volume de gás natural produzido no Brasil em novembro foi de 61,296 milhões de metros cúbicos por dia, 8,3% superior aos 56,581 milhões de metros cúbicos por dia produzidos no mês anterior. Incluída a parcela operada pela Petrobras para as empresas associadas, o volume alcançou 68,794 milhões de metros cúbicos, 8,5% superior a outubro, informou a empresa. De acordo com a empresa, contribuíram para o aumento da produção de gás o fim das paradas programadas das plataformas de Merluza e Mexilhão, na Bacia de Santos, e a interligação do Módulo de Operação de Pigs-1 (MOP-1), no Espírito Santo.

Em contrapartida, a produção total da Petrobras, incluindo produção no exterior, mostrou saldo negativo. A extração total de petróleo e gás natural no exterior, em novembro, foi de 194.078 boe/d, uma redução de 2,8% em relação aos 199.760 boe/d produzidos no mês anterior. A empresa detalhou que essa redução resultou da parada de produção nos campos de Cascade e Chinook, nos EUA, para instalação dos umbilicais de energia e bombas submarinas e, também, da parada para manutenção na planta de Sábalo, no campo de San Antônio, na Bolívia.

Ao detalhar o desempenho total de produção, a Petrobras informou que, desse total, a produção de gás natural foi de 14,944 milhões de metros cúbicos por dia, 3,2% abaixo do volume de outubro. A produção exclusiva de petróleo nos campos da companhia no exterior, em novembro, foi de 106.122 bpd, 2,5% menor que a de outubro.

A Petrobras detalhou ainda que a produção total informada à Agencia Nacional do Petróleo (ANP) foi de 9,155 milhões de metros cúbicos de óleo e 2,175 bilhões de metros cúbicos de gás em novembro de 2013. "Essa produção corresponde à produção total das concessões em que a Petrobras atua como operadora. Não estão incluídos os volumes do petróleo extraído do xisto, líquido de gás natural (LGN) e produção de parceiros onde a Petrobras não é operadora", detalhou a estatal em seu informe.