IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

País terá mais 6,8 mil km de transmissão de energia em 2014, diz ministro

16/01/2014 19h21

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou, na tarde desta quinta-feira (16), a previsão do governo de acréscimo de mais 6.000 megawatts (MW) de capacidade instalada em novas usinas de energia elétrica e a construção de mais 6,8 mil quilômetros de linhas de transmissão em 2014. O ministro informou, ainda, que serão realizados sete leilões de energia e cinco de transmissão.

"Vamos continuar ampliando e reforçando nosso sistema elétrico", ressaltou Lobão, por meio de nota. O anúncio foi feito na abertura da primeira reunião do ano do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que contou com a presença da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, além de executivos da Eletrobras, Light, Chesf e outras empresas do setor.

O ministério informou que, além de analisar as condições de suprimento de energia do país, o CMSE fez um balanço do plano de segurança do abastecimento para o período de realização da Copa do Mundo. A nota divulgada pelo ministério destaca que o discurso do ministro contou com "relato otimista" sobre o nível dos reservatórios das hidrelétricas.

Segundo o ministério, já foram concluídas 77 obras de reforço dos sistemas elétricos nas cidades sede do campeonato mundial. "Estamos monitorando a fase final de construção de mais 33 projetos", explicou o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp.

Luz Para Todos

Lobão também assumiu o compromisso de dar continuidade ao Programa Luz Para Todos, que completou dez anos em 2013. A expectativa do ministro é realizar mais 265 mil novas ligações, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, em 2014.

Além de anunciar as metas para 2014, Lobão comentou o fato de, no ano passado, terem sido agregados cerca de 6,5 mil MW de capacidade ao parque gerador de energia elétrica e instalados 10 mil quilômetros de linhas de transmissão, com destaque para a implantação das interligações Tucuruí-Manaus e Porto Velho-Araraquara.

Em 2013, foram realizados sete leilões de energia, que permitiram a contratação de 177 novas usinas para a implantação nos próximos anos, respondendo por mais sete mil MW. Somente estes empreendimentos representam um investimento de R$ 26 bilhões. Os quatro leilões de linhas de transmissão de 2013 foram responsáveis pela contratação de oito mil quilômetros de linhas e investimentos de R$ 9 bilhões.

Em discurso, o ministro Edison Lobão também fez menção à política de redução de preços da energia elétrica. "Além de melhorar a competitividade da economia, essa redução histórica foi o item que mais contribuiu para a preservação da renda familiar no país", afirmou Lobão.