IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Semeadura de algodão em MS é lenta devido a chuvas

29/01/2014 09h31

A semeadura do algodão safrinha (inverno) segue em ritmo lento no Mato Grosso do Sul, devido as constantes chuvas no Estado, diz boletim da Associação Sul Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul) sobre o plantio até o dia 27 de janeiro.

Em algumas propriedades, as precipitações registraram índices médios superiores a 100 milímetros, o que impede os trabalhos, entretanto, toda área designada para semeadura com espaçamento de 90 centímetros já está semeada, restando apenas à modalidade de cultivo adensado.

Sobre as plantas emergidas, a Ampasul afirma que, em média, 12,5 lagartas do tipo Heliothinae (Heliothis virescens e/ou Helicoverpa armigera) foram encontradas a cada 100 plantas e 25 ovos delas a cada 100 plantas.

O pulgão do algodoeiro atinge 30% das plantas com colônias e a mosca branca já foi encontrada em 25% das plantas adultos e ninfas.

"As demais pragas não apresentam índices representativos, mas há presença constante da Chrysodeixis includens, porém esta vem sendo controlada com o controle químicos para o controle de Heliothinae e também sendo controlada pela tecnologia Bt presente nas cultivares", diz o boletim.