IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Unica condena Índia pelo possível aumento no subsídio para açúcar

07/02/2014 12h32

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) condena, em nota divulgada à imprensa, a possibilidade de a Índia aumentar o subsídio às exportações de açúcar no país. A Índia é o segundo maior exportador mundial da commodity, atrás do Brasil.

"Se confirmado, o subsídio de US$ 128 milhões para a exportação de 4 milhões de toneladas de açúcar bruto, seria um acréscimo aos US$ 120 milhões gastos pela Índia nas últimas quatro safras para subsidiar fretes e o transporte interno e internacional de seu açúcar", diz a Unica. Esse tipo de apoio ao setor é considerado ilegal pela Organização Mundial do Comércio (OMC) por ser reconhecidamente prejudicial para o comércio internacional.

"A Índia vem fazendo uso de subsídios às exportações para açúcar há vários anos, aprofundando ainda mais as distorções ao mercado internacional que já vem ocorrendo," afirmou Elizabeth Farina, presidente da Unica, no comunicado. "Ao subsidiar exportações, a Índia reduz estoques domésticos e ajuda seus produtores ao sustentar os preços internos em patamares acima dos praticados no mercado internacional. Isso obriga produtores de países como Tailândia, Austrália, Colômbia, Guatemala e o Brasil a reduzir sua produção e ajustar a oferta internacional nas próximas safras, ou, amargar ainda mais prejuízos em função dos preços, já altamente deprimidos," frisou Farina. Ela lembrou que só nos últimos dois anos, o preço internacional do açúcar caiu cerca de 50%.