UOL - A Petz realizou sua oferta pública inicial de ações em 11 de setembro. Como foi conduzir o IPO em plena pandemia?
Sergio Zimerman - Diante de um cenário extremamente grave, de crise, especialmente no varejo, tivemos a oportunidade de mostrar não só a resiliência do mercado pet, mas em especial a nossa própria resiliência. Porque o momento em que a gente mais cresceu foi durante as crises.
Em 2020, isso se repetiu: ganhamos vários pontos de market share porque o consumidor foi muito para o digital, e nós vínhamos nos preparando desde 2015 para o e-commerce, com o site e o aplicativo, processo que foi concluído em 2019.
Quando aconteceu a quarentena, estávamos absolutamente prontos com a operação digital, sob os aspectos de infraestrutura, sistemas, cultura organizacional. Isso fez com que o digital avançasse dentro das vendas totais, de um patamar de 7%, 8% em 2019, para 25% em 2020.
O IPO mudou o que no dia a dia da empresa?
O processo de IPO é uma grande maratona, cuja preparação começa alguns anos antes. Quando entrou o fundo de private equity [Warburg Pincus] em 2013, começamos a trabalhar toda a parte de governança, com a criação de conselho e comitês. Foi um processo muito rico de profissionalização.
Quando chegou o IPO, que envolve várias etapas de apresentação a potenciais investidores, foi o momento final da jornada, em que você precisa correr aqueles últimos cem metros. Ou seja, depois de abrir o capital, as alterações são muito tranquilas.
Em vez de soltar um report anual, você solta trimestral, em vez de se relacionar com um sócio, você se relaciona com "n" sócios —no nosso caso, são mais de 50 mil sócios. Houve a criação do canal de denúncias e só. Estamos muito animados em fazer as entregas que nós nos comprometemos a fazer para o mercado.
O que a Petz tem de melhor em relação à concorrência? Qual o diferencial da rede?
Desde o primeiro dia da operação, em agosto de 2002, com a então Pet Center Marginal, a filosofia tem sido exatamente a mesma: pensar com a cabeça do consumidor, o que faz sentido para ele, como ele quer ser atendido.
Se nós conquistamos agora a liderança de mercado, foi justamente por oferecer uma proposta de valor que faça sentido ao consumidor. Proposta de valor significa localização de lojas, layout interno das lojas, mix de produtos, preços justos, operar produtos e serviços de forma integrada no mesmo local, oferecer canais e opções diferentes de compra, mesclando o físico e o online.
Em dezembro, o sr. foi eleito CEO do ano pelo site Reclame Aqui. Como presidente da empresa, o quanto consegue acompanhar e interferir no dia a dia das lojas?
Em 2003, quando eu ainda tinha uma loja só, eu contratei a função de ouvidoria, que se distingue do SAC [Serviço de Atendimento ao Consumidor]. O SAC é para cumprir a lei, atender os problemas recorrentes. A ouvidoria é para escutar os casos únicos.
Desde 2003, a ouvidora se reporta diretamente a mim, e continua assim até hoje, com 130 lojas. Portanto, tudo o que não é solucionado dentro dos caminhos naturais na estrutura da companhia, eu tomo conhecimento por meio da ouvidoria e participo, inclusive, da tomada de decisão.
Fora isso, visito as lojas uma vez por semana, para saber como o consumidor recebe todo esse serviço de bastidores.
Mas uma coisa de que me orgulho bastante nestes 18 anos foi ter contratado pessoas que são muito melhores que eu em suas respectivas áreas de atuação. São pessoas pelas quais tenho profunda admiração.
Qual é o futuro da Petz?
Nós temos muitos projetos, em especial, o de consolidar a liderança na América Latina, ampliando o nosso ecossistema Petz Solution, que engloba uma estratégia de atuação em todos os canais, físico e digital, e entre os segmentos de produtos e serviços.
Embora a Petz seja líder em lojas e serviços de estética e veterinários [neste último caso com a marca Seres], existe uma série de serviços nos quais não atuamos, como hotel, day care, dog trainning.
Nos próximos anos, vamos buscar parcerias para oferecer essas soluções e fazer com que o tutor sempre se lembre da marca Petz quando precisar de qualquer coisa.