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O que fazer durante os 60 dias que antecedem a compra de uma franquia

Filomena Garcia

Colunista do UOL, em São Paulo

16/07/2013 06h00

Um levantamento feito pela Franchise Store mostra que uma pessoa interessada em adquirir uma franquia leva, em média, 60 dias para tomar sua decisão. É um bom prazo para pesquisar o mercado, analisar as franquias compatíveis com seu perfil e refletir sobre sua escolha.

Mas, para que esse período seja bem aproveitado e o investidor tome uma decisão consciente, convém organizar um roteiro para cumprir durante esses dois meses.

Quem está decidido a empreender deve questionar, em primeiro lugar, se o sistema de franquias é realmente a melhor alternativa para o seu caso.

Por isso, é essencial ler livros sobre franchising e conhecer melhor o funcionamento do sistema de franquias. Isso evitar que o empreendedor espere demais do franqueador ou subestime o seu trabalho como franqueado.

O empreendedor também deve avaliar sua real situação financeira. Quanto dinheiro verdadeiramente possui para investir em uma franquia, sem comprometer o orçamento da sua família? Esse cálculo já inclui o capital de giro necessário?

Se necessário, verifique também quais são os bancos que oferecem financiamentos para compra de franquias e as taxas que eles praticam nessas linhas de crédito.

Depois de ter certeza sobre a quantia que tem para investir, chega a hora de definir com que tipo de negócio o empreendedor tem mais afinidade. Prefere ter um restaurante ou uma academia? Uma cafeteria ou uma agência de viagens?

Com o foco um pouco mais definido, o próximo passo é pesquisar as principais franquias do mercado. Na Franchise Store, por exemplo, o investidor recebe uma assessoria gratuita para conhecer melhor as marcas disponíveis no mercado.

Para selecionar as franquias, é importante sempre ter em mente tanto os aspectos racionais do negócio (valor de investimento, prazo de retorno e rentabilidade) como também os emocionais (afinidade com o segmento, empatia com a marca, atração pelo modelo de negócio).

Depois de escolher uma marca, faça uma reunião com a equipe de expansão da empresa franqueadora, agora para debater melhor se as suas expectativas são compatíveis com o que a marca oferece e vice-versa. É a hora de aprofundar a discussão, tirando dúvidas técnicas e financeiras.

A equipe de expansão da empresa franqueadora deve mandar uma ficha de qualificação para você preencher com seus dados. Cabe a você levantar toda a documentação necessária e garantir que não haja qualquer restrição de crédito em seu nome.

Depois que entregar os documentos, a empresa avaliará você. Caso você tenha um ponto comercial disponível, a rede também analisará o imóvel e sua localização. Caso não tenha, a empresa pode buscar um ponto só depois que você assinar um pré-contrato.

Você deve receber a COF (Circular de Oferta de Franquias), pedir a ajuda de um advogado para analisar o contrato e anotar as eventuais dúvidas para discutir com o franqueador. Por lei, você tem ao menos dez dias de prazo para avaliar a COF.

Nesse documento, também constam alguns telefones de franqueados que estão na rede e outros que já fecharam ou repassaram suas lojas. Converse com eles e tente descobrir se a franqueadora realmente entrega o que promete.

Faça uma reunião final com o franqueador. Neste dia, você e ele tirarão as dúvidas que restarem. Caso você seja aprovado pelo franqueador e também confirme sua intenção de ingressar na rede, chegou a tão sonhada hora de assinar o contrato. Parabéns!