IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Franquias focadas só em expandir a rede terão problemas em 2015

Filomena Garcia

Colunista do UOL

06/01/2015 06h00

2015 certamente será um ano de crescimento para o mercado de franquias – seja em aumento do faturamento, em número novas unidades e também pelo surgimento de mais empresas franqueadoras. A expectativa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) é que o mercado registre uma alta de 7% a 9% no faturamento total.

Trata-se de um crescimento muito acima do esperado para a economia do País –o que mostra a importância do Franchising e revela que há boas oportunidades nesse mercado para quem pensa em abrir seu próprio negócio.

Mas, embora o mercado de franquias seja promissor, nem todas as marcas deverão apresentar resultados positivos este ano. O crescimento acontecerá apenas para aquelas empresas que de fato se empenharem em aprimorar suas redes, oferecendo treinamentos aos seus franqueados, lançando novos produtos e melhorando muito a experiência de consumo no ponto de venda.

As marcas que só têm como foco a expansão de suas redes, e não se preocupam em olhar para a gestão e muito menos em melhorar os processos internos, enfrentarão grandes obstáculos em 2015 – e também nos próximos anos.

Portanto, as franqueadoras que obterão sucesso em 2015 precisarão ter “um olho para dentro e outro para fora” da rede. Ou seja, deverão se preocupar primeiro em crescer com a rede atual, fazendo com que cada um dos seus franqueados melhore seus resultados.

Ao mesmo tempo, não poderão perder a oportunidade de trazer novos empreendedores para a rede, desde que eles tenham o perfil desejado e possam ser também os impulsionadores desse crescimento.

Outros movimentos que já iniciaram em 2014 no mercado de franquias devem se fortalecer em 2015, como o lançamento de modelos de negócios inovadores, seja na sua forma de apresentação ou na criação de novos mercados de consumo. Bons exemplos são os food trucks e as lojas que vendem um único produto (como franquias de bolo, por exemplo).

Outra tendência que deve ganhar força é atuação das indústrias no varejo através de lojas exclusivas, com expansão pelo sistema de franquias. Isso possibilita que novos franqueados operem com marcas conhecidas e consagradas no mercado.

Além disso, teremos novas marcas estrangeiras que já operam com franquias em outros países, e que devem aterrisar em nosso País em 2015 nos mais diversos segmentos.

Tudo isso fará de 2015 um ano propício para novos investimentos. Porém, você que é investidor, deve sempre tomar alguns cuidados antes de comprar uma franquia, analisando primeiramente suas habilidades e aptidões para só então escolher uma marca que combina com seu perfil.

Outro ponto importante a ser avaliado é o capital que você está disposto a investir e o tempo que está pode esperar para recuperar esse investimento.

Portanto, prepare-se: 2015 será um ano de muito trabalho. Mas para aqueles que buscam construir resultados a médio e longo prazos, esse será um ano cheio de possibilidades e de realizações.

Feliz Ano Novo e bons negócios!