IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Três lições para potencializar o capital humano em franquias

Filomena Garcia

Colunista do UOL

05/05/2015 06h00

Todos nós empresários sabemos da importância do capital humano para o sucesso de qualquer negócio, mas só isso não é suficiente para que os resultados aconteçam. É preciso de fato não só pensar em pessoas, mas entender como comprometê-las no resultado e, mais do que isso, como fazer para que elas se sintam comprometidas e felizes com o que fazem.

O Grupo Cherto, consultoria especializada em Franquias e outros canais de venda, ajudou a organizar recentemente o 2º Congresso Internacional de Franchising da ABF, no qual o foco principal foi abordar a importância do capital humano para o sucesso das operações de franquia no Brasil e no mundo. O evento ocorreu nos dias 23 e 24 de abril em São Paulo.

Tanto na visão de franqueadores como dos próprios franqueados, as pessoas devem ser o principal foco de atenção das operações agora e no futuro, pois 68% dos clientes ainda deixam de frequentar uma loja pelo atendimento ruim, por mais tecnologia que esteja agregada a ele.

Essa é uma importante reflexão que temos que fazer, e colocar em prática, através de ações e estratégias que estejam ligadas diretamente à capacitação, ao comprometimento e ao reconhecimento da equipe sobre resultados, em qualquer operação de varejo que pretenda crescer e ocupar mercado hoje e no futuro.

O nosso grande desafio é também a nossa principal chance de sucesso – as pessoas. Portanto, na sua estratégia anual, pessoas sempre terão que ter um capitulo próprio e que permeie toda a estratégia e metas da empresa.

Segundo Scott Chorna, responsável pela expansão da rede Johnny Rockets, cadeia de fast food norte-americana que já possui unidades no Brasil e palestrante do congresso, o sucesso de uma marca esta pautado em um tripé:

1. Recrutar as pessoas certas

Chorna sugere que levemos muito tempo para recrutar as pessoas ideais para o negócio – sejam eles futuros franqueados ou gestores, além de cada componente da sua equipe.

Muitas vezes a pressão que sofremos no dia a dia para colocar alguém rapidamente em uma função faz com que não nos dediquemos tempo suficiente nas entrevistas. Para isso, precisamos definir claramente o que esperamos de cada função, e entrevistar até termos a certeza de que encontramos o perfil adequado.

2. Buscar um diferencial claro para o negócio

O empresário tem que saber o que faz um cliente entrar na sua loja e não na do concorrente. É o produto, o serviço ou outras características que fazem essa diferença? Você precisa dominar esses aspectos da sua operação.

3. Inovação constante

E por último e não menos importante, é importante evoluir, inovar e adequar sua operação o tempo todo. Isso se faz ajustando a sua unidade no dia a dia, entendendo profundamente as características do seu cliente, o mercado onde irá abrir o negócio e principalmente como os clientes querem experimentar seu produto ou serviço.