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Negócio compacto é alternativa para abrir franquia com baixo investimento

Filomena Garcia

Colunista do UOL

23/06/2015 06h00

Cada vez mais, as redes de franquias têm desenvolvido novos modelos de negócio que sejam uma alternativa não só para que o investimento inicial na abertura da loja seja menor, mas também para que as marcas possam estar em cidades que não comportariam uma loja convencional da marca.

Quem visitar a ABF Franchising Expo, feira de franquias que ocorre de 24 a 27 de junho em São Paulo, poderá perceber que muitas redes oferecem ao investidor diversos modelos de loja – tudo para aumentar sua capacidade de penetração no mercado e acelerar sua expansão.

Outro motivo também é o valor dos aluguéis e das luvas em shoppings que subiram muito nos últimos anos. Para tentar driblar esse obstáculo e reduzir o valor do investimento necessário para abertura de uma franquia, muitas redes criaram modelos de negócio que ocupam espaços menores – como quiosques ou mais recentemente os food trucks, nas operações de alimentação, por exemplo.

Hoje, existem redes de todos os segmentos que crescem com a abertura de quiosques ou lojas menores, ou até mesmo, com formatos de lojas que englobam outras marcas como forma de compartilhar os custos e aumentar o faturamento. São marcas desde de artigos esportivos, beleza, acessórios, até empresas de alimentação. Afinal, são modelos de negócio que trazem diversas vantagens.

A primeira vantagem está nos custos. Para instalar um quiosque por exemplo, em um corredor de shopping center, o franqueado não precisa adquirir o ponto. Ou seja, não será necessário o pagamento de luvas. Ele pagará apenas o valor de um aluguel mensal, que também será inferior ao de uma loja comum – já que o espaço utilizado é reduzido.

O investimento com reforma e mobiliário e o valor gasto com estoque inicial também são mais baixos que o de uma loja comum. Assim, é possível montar uma franquia no formato de quiosque ou loja menor na rua ou no shopping center, com investimentos de 30% a 40% menores.

Essas operações também costumam ser mais simples e exigem menos funcionários. Em geral, é necessário contratar no mínimo quatro pessoas, sendo que duas trabalham em cada turno. 

Porém, nem todos os negócios cabem nesses novos formatos de franquia, pois, para funcionar bem, o mix de produtos e estoque não podem ser amplos, seja pela exposição ou mesmo para o estoque que deverá ser armazenado, como por exemplo móveis e colchões.

Ao comprar um negócio em um formato compacto, é importante se atentar ao tempo do contrato. Quiosques, por exemplo, costumam ter direito a uma permanência de, no máximo, um ano no espaço do shopping.

Contudo, essa pode ser uma experiência para o investidor com o negócio e com a marca. Se a parceria der certo, ao final do contrato ele poderá investir em um modelo maior e por mais tempo.