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Entrando no mundo das franquias

Rose Mary Lopes

Colunista do UOL, em São Paulo

21/06/2013 06h00

Na semana passada, em São Paulo, foi realizada a ABF Franchising Expo 2013. Segundo a própria ABF, com recorde de público: o terceiro dia apresentou público 8% maior em relação ao ano anterior.

Isso reflete o interesse no setor, bastante amadurecido no Brasil, e que cresceu 16,2% no ano passado, com um faturamento geral de R$ 103 bilhões.

Com 470 expositores, entre pesos pesados, grandes redes de franquias já conhecidas e estabelecidas, grupos de shopping centers, e shopping centers específicos tentando atrair lojistas, bancos para financiar a aquisição de franquias, holdings de franquias e grandes consultorias da área.

Mas, também 48 novatos, mostrando seus negócios e marcas, com apenas uma operação ou loja, ou um pouco mais, mas arriscando-se pela primeira vez na grande vitrine dessa 22ª edição.

Para os interessados em empreender por meio de franquias, saiba que existem pelo menos duas formas. A primeira é quando você escolhe um desses negócios para ser o franqueado. Aí, impressiona a diversidade e o fato de que há tamanhos de franquias para quase todos os bolsos, e a dificuldade vai ser a escolha.

As micro franquias geralmente são pequenos negócios que podem ser operados da residência do próprio franqueado ou da casa ou instalação do cliente: serviços de enfermagem, jardinagem, manutenção de computadores, depilação etc. E outros que exigem maiores investimentos, tendo histórico de diversas unidades em operação.

Mesmo que, ainda, a primeira operação de um buffet infantil esteja sendo lançada, dado que é puxada por uma celebridade, seu valor ultrapassa o milhão.

Há setores que parecem já bastante concorridos e nos quais parece difícil apresentar alguma novidade. Exemplos: cursos de idiomas (umas dez marcas diferentes presentes à Expo), depilação (umas cinco), lavanderias (diversas).

Alguns percebem a carência de mão de obra em setores importantes para o Brasil, como o da construção civil e apostam em modelos de negócio de capacitação dessa mão de obra. Exemplos: Instituto da Construção e Concretta Escola de Construção. Outros oferecem o aluguel de equipamentos de pequeno porte para construção e jardinagem.

Mesmo em setores concorridos como o de vestuário, graças à inovação, é possível apresentar um modelo de negócio diferenciado. Assim, lojas multimarcas de roupas infantis são adaptadas em containers.

Um tipo de franquia que certamente está aproveitando a bola da vez, e dedicada a vender produtos licenciados de diversos times de futebol, é a Loja das Torcidas. Fundada no interior de São Paulo, no final de 2012, devido ao sucesso e ao momento oportuno, já partiu para oferecer lojas franqueadas.

Mas, a segunda possibilidade é a de se tornar o franqueador. Chama a atenção o fato de que as grandes consultorias e holdings de franquias estão continuamente procurando novos negócios para ajudar na sua expansão. Ou seja, estão sempre com o radar ligado para identificar negócios de alto potencial.

Tanto podem ser buscadas pelos próprios profissionais quanto pelos próprios empreendedores. Elas podem lhe ajudar na decisão de partir para modelar sua franquia e na estratégia de crescimento.

Se você acredita mesmo que tem um conceito de negócio diferenciado e interessante nas mãos, já o testou e obteve bons resultados, mesmo não tendo acertado tudo que é necessário para poder franquear, saiba que existe até a possibilidade de ser incubado.

Por exemplo, na incubadora da SMZTO, um desses grandes grupos de marcas de franquia, você seria ajudado a fazer as adaptações necessárias e testar seu negócio, preferencialmente com um terceiro, para verificar os resultados.

E, se positivos, há a oportunidade de ganhar sócios com know-how para espalhar sua marca pelo país.