IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

"Só realizo trabalho que mexe com meu bolso!"

Getty Images
Imagem: Getty Images

17/07/2014 06h00

“Só realizo trabalho que mexe com meu bolso!”. Ouvi essa frase de um colaborador de uma grande multinacional nessa semana e fiquei me questionando se estava ouvindo uma declaração sincera e realista ou uma visão míope e descompromissada desse profissional.

Em minha pratica como coach e facilitadora de treinamento, é muito comum presenciar, em várias organizações, excelentes profissionais sendo “esmagados” por líderes medíocres, com atitudes mesquinhas que detonam qualquer boa vontade e iniciativa do colaborador para que o negócio e a empresa cresçam.

Por outro lado também vejo empresas investindo pesado no desenvolvimento de seus colaboradores, que priorizam o bem-estar e qualidade de vida de seus funcionários, pagam salários e bônus acima da media e, mesmo assim, continuam implorando por uma ideia inovadora.

Qual seria então o limite entre fazer seu trabalho com excelência, agindo como dono do negocio, ou focar somente no trabalho que foi contratado para desempenhar?

O contrato de trabalho praticado nos dias de hoje é muito simples: você assinou, por livre escolha, um documento concordando em doar seu precioso tempo, suas ideias criativas, suas habilidades e pontos fortes em troca de salário, benefícios, status e/ou poder.

Não sei quais foram os seus critérios e se houve arrependimento. O fato é que você escolheu e aceitou este trabalho.

Por isso, penso que jamais um profissional será prejudicado por optar fazer além de suas atribuições. Fazer algo com excelência ou de qualquer jeito te dará quase o mesmo trabalho, mas os resultados são completamente diferentes.

Talvez você esteja trabalhando numa empresa que não valorize seu esforço e dedicação ou esteja sofrendo com colegas de trabalho medíocres que te deixam sem energia.

Essa situação pode fazer com que você não queira entregar mais do que foi contratado para desempenhar. Mais uma vez, o conflito entre o que queremos fazer e o que devemos fazer.

Não existem empresas perfeitas, e sim, aquelas que atendem suas necessidades naquele momento da vida. Também nao existem empresas ruins, somente profissionais que escolheram o lugar errado para trabalhar.

E você? Fez uma boa escolha?

Gostou do Artigo? Então compartilhe!