IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

E para terminar 2013...

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

William Douglas

18/12/2013 06h00

Estamos nos aproximando do final de 2013, as lojas já estão cheias de pessoas e promoções, as árvores já estão enfeitando casa e estabelecimentos comerciais de toda espécie e as luzinhas dão um colorido todo especial às varandas e janelas de todos os bairros.

Com o fim do ano, no entanto, também vêm à tona as dúvidas sobre o que fazer neste período: ficar com a família ou continuar o ritmo de estudos.

Sempre digo em minhas colunas que ficar com a família não é perda de tempo, mas ganho em qualidade de vida, portanto, nas festas, aproveite os momentos com aqueles que ama.

Lembre-se de dar todo aquele carinho e atenção que você tem deixado de dar em virtude do tempo de estudo. E, claro, Natal e Ano Novo são apenas dois dias no mês.

Você, concurseiro, pode criar um ritmo de estudo especial para o período que leve em conta festas, visitas de parentes e amigos.

A ideia que proponho é que você enfrente as tentações do final do ano com outras tentações, ou seja, enfrente o fogo com fogo. O desafio é provar que sabe aproveitar a época sem deixar de cuidar bem de si mesmo e do seu futuro, por exemplo:

a) Caia na tentação do "egoísmo", de cuidar bem de si mesmo. Cuidado para não se ferir, para que nem a bebida nem a comida, nem os exageros passem da conta e façam mal a você.

b) Caia na tentação da "ambição", de melhorar de vida: faça uma divisão melhor do seu tempo de modo a aproveitar um pouco dos seus dias no ano que vem. Almeje um bom emprego, estabilidade financeira etc.

c) Caia na tentação do "orgulho" de não ficar devendo nada a ninguém. Não gaste mais do que tem. Não faça dívidas.

d) Caia na tentação da "ganância": queira um pouco de tudo o que a vida pode oferecer. Para tanto, faça um negócio consigo mesmo, um "trato". Do tempo e do dinheiro que gastaria esse ano com festas e carnaval, use metade para "plantar" festas e carnavais muito mais prósperos e tranquilos daqui a um, dois ou três anos.

Ao visitar parentes e amigos, faço algumas recomendações de filmes que podem deixar esse encontro ainda mais especial e, claro, útil para sua vida e daqueles que ama. São filmes atuais ou mais antigos, para ver ou rever sempre e que acrescentam muito:

- Se você quer uma verdadeira lição de vida e perseverança: “A procura da felicidade”, com Will Smith;

- Se deseja descobrir o valor de um sonho: “Homens de honra”;

- Para conhecer seus aliados: “Desafiando Gigantes”;

- Para os mais guerreiros e lutadores, “300” e a série “Rocky”, em especial o primeiro e o último;

- Para os que desejam uma viagem ao interior: “O Náufrago”; com a dica de “continue respirando”, porque a gente nunca sabe o que a maré vai trazer amanhã;

- Se o casamento (namoro ou outros relacionamentos amorosos) não estão indo bem: “Prova de Fogo”;

- Se você é daqueles que só quer saber de estudar ou de sucesso e mais nada... “Duas Vidas”, com Bruce Willis, e “Um homem de família”, com Nicolas Cage.

E para terminar esse nosso bate papo, o último de 2013, afirmo que confio naqueles que imaginam uma forma e sujam as mãos, forçam a mente e suam o corpo para dar vida ao pensamento e aos desejos. Portanto, arregace suas mangas e construa um futuro melhor para você e seus amados.