Valor da contribuição

Ani Celia
Já me aposentei por idade, mas trabalho como caseira de uma fazenda. É possível aumentar o valor que recebo, que é de um salário mínimo?

Em princípio, não, diz o advogado Marcel Cordeiro. Ele explica que a possibilidade de se aumentar o valor da aposentadoria ainda está sendo analisada nos tribunais do país, em um processo chamado de "desaposentação". A expectativa, segundo ele, é que o Supremo Tribunal Federal tome alguma decisão sobre o assunto ainda este ano.

Noely
Tenho 49 anos e sempre ganhei um salário mínimo. O que devo fazer para me aposentar com pelo menos dois salários mínimos?

O advogado Marcel Cordeiro explica que a aposentadoria está sempre ligada aos ganhos do segurado, e não é possível aumentar o valor sem aumentar a contribuição. Ele sugere, nesse caso, a contratação de um plano de previdência privada.

Marisa

Qual é o valor mínimo de contribuição ao INSS?

20% sobre o salário mínimo vigente.

Pedro

Durante 19 anos contribuí para a Previdência com o valor máximo. Virei empresário e passei a contribuir sobre o salário mínimo e fui aumentando gradativamente. Isso irá prejudicar minha aposentadoria?

Contribuir sobre o teto máximo resultará num benefício melhor do que para aquele que não contribui, mas também não garante que o futuro aposentado irá receber o teto da aposentadoria, pois o fator previdenciário será acrescido aos cálculos e poderá achatar o benefício dependendo da "juventude" do aposentado. Investir em uma previdência privada ou poupar de alguma outra forma também são maneiras alternativas de garantir uma renda extra na aposentadoria.

UOL Cursos Online

Todos os cursos