IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

17 cursos grátis para aprender sobre finanças e onde investir seu dinheiro

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Sophia Camargo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/06/2017 04h00

O salário acaba antes do fim do mês e você não sabe para onde está indo seu dinheiro? Nunca sobra nada para investir ou quando eventualmente fica algo na conta não sabe onde aplicar? Então, está na hora de se dedicar a aprender um pouco mais sobre como cuidar das suas finanças pessoais. Há diversos cursos disponíveis na internet e, o que é melhor, de graça.

Segundo o planejador financeiro André Massaro, coordenador de um dos cursos disponibilizados pela área educacional da Bolsa, a B3 Educação, há excelentes opções de cursos gratuitos que ensinam desde os fundamentos de como fazer o orçamento doméstico até como planejar a aposentadoria ou investir em ações. “Hoje, 100% do conteúdo sobre finanças pessoais está na internet, acessível a todos”, diz.

Para Liao Yu Chieh, professor de Mercado Financeiro do Insper e sócio da 4everGreen, escola de treinamento executivo, é essencial que as pessoas tomem conta de suas finanças pessoais. "As pessoas costumam delegar as finanças para o gerente do banco, e isso é mau. O banco vai indicar o que interessa para ele, e isso não necessariamente é o melhor para você", afirma.

O UOL selecionou 17 opções de cursos realizados pelo Banco Central, B3 Educação (área educacional da Bolsa), CVM (Comissão de Valores Mobiliários), FGV (Fundação Getúlio Vargas), Senai-SP e Tesouro Nacional. Veja quais são:

Banco Central (1 curso)

O curso Gestão de Finanças Pessoais oferecido pelo Banco Central tem 20 horas e aborda temas como relação com o dinheiro, orçamento pessoal e familiar, crédito e endividamento, consumo planejado e consciente, poupança e investimento, prevenção e proteção e serviços financeiros. Para se inscrever no curso, é preciso fazer um cadastro informando diversos dados pessoais no Portal Cidadania Financeira. Há certificado de participação.

B3 Educação (4 cursos)

A área educacional da Bolsa possui uma série de cursos voltados às finanças, mas a maioria é paga. Há um curso gratuito online disponível e três cursos presenciais, para os quais é preciso agendar a presença pelo site. Todos conferem certificado de participação.

Curso online:

Cursos presenciais:

CVM Educacional (3 cursos)

O portal da CVM destinado à educação dos investidores tem três cursos gratuitos disponíveis. É preciso fazer um cadastro informando nome, sobrenome, endereço de e-mail, cidade e país e escolher nome de usuário e senha. A partir daí o interessado vai receber no seu e-mail um link que dará acesso aos cursos, cujos tema são:

Os cursos conferem certificado de participação aos alunos que obtiverem no mínimo 70% de acerto na avaliação final.

FGV (5 cursos)

O site da FGV Online disponibiliza uma série de cursos gratuitos, cinco deles voltados às finanças pessoais. Para fazer o cadastro é preciso informar se é brasileiro ou estrangeiro, o CPF, endereço de e-mail e criar uma senha. Após a conclusão do curso e aprovação com nota igual ou superior a 7 no teste, o aluno poderá imprimir uma declaração de participação nos cursos. Também é possível fazer os cursos sem se identificar, mas não haverá declaração de participação.

Senai-SP (1 curso)

O Senai-SP oferece um curso gratuito de finanças pessoais abrangendo os temas de planejamento, gestão de dívidas, direitos do consumidor endividado e investimentos. O curso tem duração de 14 horas, e as inscrições estão abertas. O início será no dia 4 de julho, com término no dia 14 do mesmo mês. Há certificado de participação.

Curso de Finanças Pessoais - 14 horas (Clique aqui para se inscrever)

Tesouro Nacional (3 cursos)

O curso online do Tesouro Nacional em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf) traz conteúdo didático nos níveis básico, intermediário e avançado para quem quer aprender mais sobre como investir no Tesouro Direto. O conteúdo dos módulos está disponível em PDF.

Informações sobre o curso: clique aqui

Download direto dos módulos:

Conheça as opções de investimento do Tesouro Direto

TV Folha