IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tesouro americano alerta contra uso excessivo de sanções econômicas

30/03/2015 13h29

Washington, 30 Mar 2016 (AFP) - O uso excessivo de sanções financeiras poderá enfraquecer o papel dos Estados Unidos e do dólar nos mercados mundiais, advertiu nessa quarta-feira o secretário do Tesouro, Jack Lew.

Em um discurso em Washington, Lew pediu que se evitasse recorrer a sanções de forma "corriqueira".

"Devemos ser conscientes que o risco de um abuso na aplicação das sanções pode prejudicar nossa posição de liderança na economia mundial e a eficácia das próprias sanções", disse Lew no centro de análises Carnegie Endowment for International Peace.

O secretário acrescentou que "o risco de um uso excessivo de sanções poderá levar a uma redução da atividade do sistema financeiro americano" e a um menor protagonismo do "dólar como principal moeda de reserva", deixando que outros assumam um papel mais destacado no sistema financeiro mundial.

"Se jurisdições e empresas estrangeiras sentem que aplicamos sanções sem justificativa suficiente ou por motivos inapropriados -em particular sanções secundárias- não deveríamos nos surpreender caso eles busquem formas de evitar fazer negócios com Estados Unidos ou em dólares americanos", advertiu.