IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Chile e Coreia do Sul aprofundam TLC

24/07/2015 15h25

Santiago, 24 Jul 2015 (AFP) - O Chile e a Coreia do Sul aprofundarão o Tratado do Livre Comércio (TLC) assinado há 11 anos, a fim de reduzir as tarifas de produtos agrícolas e simplificar as regras de origem, informou nesta sexta-feira a chancelaria chilena.

A decisão de aprofundar o acordo foi adotada depois de uma reunião em Santiago da Comissão de Livre Comércio entre Chile e Coreia do Sul, que terá um novo encontro em novembro.

"Para o Chile há desafios. Entre eles, estão a abertura para os produtos nacionais, que hoje gozam de preferências tarifárias na Coreia do Sul", com uma cesta de 370 bens, a maioria de caráter agroindustrial, que são de grande interesse para o nosso setor exportador", acrescentou Urria.

O Chile também tem interesse de avançar em matéria de serviços e investimentos.

Pelo lado da Coreia do Sul. "as autoridades manifestaram interesse em avançar na simplificação de regras de origem, e fizeram consultas em matéria de certificação de produtos eletrônicos e de acesso ao sistema chileno de compras públicas", disse o comunicado oficial.

O TLC entre Chile e a Coreia do Sul foi o primeiro entre um país latino-americano e um asiático, cujo intercâmbio comercial alcançou em 2014 os 7,079 bilhões de dólares.