IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Itaú atrai atenção do mercado de bonds com perspectiva pessimista para produtora de estanho Minsur

Carolina Wilson e Aleksandra Gjorgievska

23/07/2015 11h12

(Bloomberg) -- Após uma visita de três dias a algumas das maiores empresas mineradoras do Peru, em Lima, neste mês, Soummo Mukherjee, analista de pesquisa de crédito do Itaú BBA, retornou com uma mensagem para os investidores em bonds: caiam fora da produtora de estanho Minsur SA.

Sua recomendação surge em um momento em que um colapso nos preços do metal ameaça causar danos a uma empresa que gera cerca de 80 por cento de suas receitas a partir dessa matéria-prima, que é usada para todo tipo de coisa, de smartphones a latas. Os preços do estanho caíram 33 por cento nos últimos 12 meses e não se espera uma recuperação em breve, pois novas minas na Indonésia e em Myanmar incharam a oferta, diz Mukherjee.

"A Minsur tem o maior potencial de queda", disse ele, de Nova York. "Nós esperamos que os investidores tenham uma visão mais negativa em relação aos bonds da Minsur".

Os detentores de bonds podem já estar seguindo o conselho de Mukherjee. Os yields dos US$ 450 milhões em notas da Minsur para 2024 deram um salto nesta semana e atingiram a maior alta em cinco meses, de 5,12 por cento, em um momento em que o estanho foi varrido pela queda global das commodities.

Os yields dos bonds da Minsur subiram 0,18 ponto porcentual em relação à sua baixa recorde do início de março, enquanto os custos dos empréstimos caíram nos mercados emergentes no mesmo período, segundo dados compilados pela Bloomberg.

A Minsur, com sede em Lima, não respondeu a um pedido de comentário a respeito de seus bonds e da perspectiva para o estanho.

O estanho para entrega em três meses na Bolsa de Metais de Londres caiu para apenas US$ 13.365 em 30 de junho, nível mais baixo desde 2009.

'Questão China'

O escorregão faz parte de uma queda nos preços dos metais em um momento em que o crescimento econômico mais fraco da China desde 1990 está prejudicando a demanda. O país asiático é o maior consumidor de metais do mundo, comprando 35 por cento do estanho produzido globalmente.

"A questão China definitivamente afetou os preços das commodities em todos os sentidos", disse Jay Djemal, diretor do departamento corporativo para a América Latina da Fitch Ratings, por telefone, de Chicago, EUA. "Isso definitivamente surtirá um efeito sobre o perfil de crédito da Minsur".

A Minsur, maior fabricante de estanho do hemisfério ocidental, está classificada em BBB- pela Fitch, o mais baixo grau de investimento.

Mukherjee, do Itaú BBA, está recomendando que os investidores vendam seus bonds da Minsur e comprem as notas de vencimento similar da Volcan Cia Minera SAA, com sede em Lima, a maior produtora de zinco da América Latina. Os preços do metal têm se mantido melhor do que os do estanho, registrando uma queda de 15 por cento nos últimos 12 meses.

"Nós esperamos uma corrida para venda" dos bonds da Minsur, disse Mukherjee. "Nossa preferida é a Volcan".

Título em inglês: Itau Getting Bond Market's Attention With Bearish Tin Maker Call

Para entrar em contato com o repórter: Carolina Wilson, na cidade de Nova York, cwilson166@bloomberg.net.