IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Uruguai presidirá a Rede Ibero-Americana de promoção de exportações

27/11/2015 21h46

Montevidéu, 27 nov (EFE).- O Uruguai presidirá durante os dois próximos anos a Rede Ibero-Americana de Organizações de Promoção do Comércio Exterior (RedIbero), informaram à Agência Efe fontes oficiais.

Assumir a presidência significa representar institucionalmente a RedIbero, disse Larissa Perdomo, representante do instituto de promoção de investimentos e comércio exterior Uruguai XXI.

"O que também significa negociar com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e outros organismos que possam contribuir para o interesse comum das agências", acrescentou Perdomo, que está em Manaus (AM), onde nesta sexta-feira foi decidida a mudança de presidência durante a quarta reunião da RedIbero de 2015.

O Uruguai recebe assim o posto da Argentina e, durante seu mandato, em 2016 e 2017, serão realizadas quatro reuniões com as 24 agências-membro, a primeira delas em março em Caracas.

Entre os objetivos do Uruguai XXI, Perdomo enumerou conseguir um segundo projeto Bem Público Regional do BID, que inclua novos temas após os que foram abordados até então: imagem regional, exportação de serviços e encadeamentos produtivos.

Além disso, expressou a intenção de firmar um acordo com a rede de agências europeias por meio da ICEX Espanha Exportação e Investimentos, "para uma aprendizagem das práticas, avanços e encadeamentos de produção entre as duas regiões".

"Estender a cooperação além da rede através das possibilidades que nos brinda o membro fundador da rede, que é a Espanha", acrescentou Perdomo.

A representante do Uruguai XXI ressaltou que será tentado que o Uruguai sedie a última reunião da presidência, apesar de não haver nenhuma outra confirmada além da próxima, na Venezuela.

A RedIbero foi criada em Madri no dia 17 de Junho de 1999 e se constituiu como uma conferência itinerante para o debate de temas técnicos de interesse comum e a troca de experiências e ferramentas de promoção comercial bem-sucedidas, segundo destaca o site da entidade.